O governo do Amazonas, por meio da SES-AM e da Hemoam, realiza os últimos preparativos para a entrega do Hospital do Sangue, com trabalhos logísticos, treinamento de equipes e vistorias sanitárias. Segundo a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, o governador Wilson Lima deve anunciar em breve a data de entrega. Equipes atuam na transição física e administrativa entre a unidade antiga e a nova.
Grupo de trabalho e treinamento
Um Grupo de trabalho coordenado pela SES-AM e pela Hemoam atua no dimensionamento de recursos humanos e na logística de equipamentos. Conforme Nayara Maksoud, também estão em curso ações de infraestrutura operacional, treinamento e qualificação dos profissionais que vão atuar na unidade. “Um Grupo de trabalho coordenado pela SES-AM e o Hemoam atuam no dimensionamento de recursos humanos, logística de equipamentos, infraestrutura operacional, treinamento e qualificação dos profissionais que já vão atuar nessa unidade”, informou a secretária.
Vistorias e protocolos
A Fundação de Vigilância em saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS) realiza vistorias para checar os protocolos de vigilância sanitária e hospitalar. A diretora-presidente da FVS, Tatyana Amorim, explicou que o objetivo é verificar o cumprimento das normas, incluindo controle de infecção hospitalar, núcleo de segurança do paciente e vigilância epidemiológica. “Nossa missão é garantir que os protocolos de vigilância sanitária e hospitalar estejam adequados para que possamos garantir a qualidade na assistência”, disse.
Capacidade e serviços anunciados
De acordo com a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o NOVO hospital será o maior centro de Hematologia e oncohematologia da região Norte. O número de leitos aumentará dos atuais 52 para 190. O complexo incluirá, entre outras estruturas, UTI adulto e infantil, centro cirúrgico, farmácia 24 horas e centro de imagem com raio x, tomógrafo, ultrassom e ecocardiograma. “A entrega do NOVO hospital visa ampliar o acesso ao tratamento das doenças do sangue no Amazonas. Além disso, consolidar o Estado como referência no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas, como os cânceres do sangue e sistema linfático, precisamente as leucemias, linfomas e mieloma múltiplos”, ressaltou Socorro Sampaio.
Adequações prediais e equipamentos
Localizado na Avenida Pedro Teixeira, o NOVO hospital passou por obras e serviços complementares para adequação, modernização e finalização da infraestrutura predial. As intervenções abrangeram áreas como UTI, centro cirúrgico, enfermarias e ambulatório, com ajustes arquitetônicos e estruturais. Foram realizadas construção e instalação de escadas metálicas e mezaninos, esquadrias, forros e divisórias em vidro; ajustes de parte elétrica, hidráulica e iluminação; infraestrutura para equipamentos assistenciais; e implantação de ambientes de apoio, como almoxarifado, cozinha e salas de espera.
A SES-AM também instalou equipamentos específicos na UTI e no centro cirúrgico, como estativas hospitalares, elevador de carga e mobiliário técnico. Serviços de acabamento incluíram pintura, fechamento de áreas e ajustes finais para padronização e funcionalidade dos espaços.
Em breve, o governador Wilson Lima deve anunciar a data oficial de entrega da nova unidade, quando será concluída a transição entre as estruturas antigas e a nova.
Assuntos nesse artigo:
#hospitaldosangue, #hemoam, #sesam, #wilsonlima, #nayaramaksoud, #tatyanaamorim, #socorrosampaio, #fvs, #vigilanciasanitaria, #vigilanciaepidemiologica, #hematologia, #oncohematologia, #leitos, #uti, #centrocirurgico, #farmacia24horas, #centrodeimagem, #tomografo, #avenidapedroteixeira, #transicao
