
Iniciativa faz parte do Programa da Integridade, conforme estabelecido na portaria nº 089/2025-SEDECTI
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, entre os dias 05 a 12 de maio, a Semana da Integridade. O evento marcou a apresentação oficial do programa de integridade e do Código de Conduta e Ética aos servidores da pasta. As cerimônias de alinhamento ocorreram na sede da secretaria, na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus.

Elaborado em conformidade com as diretrizes do Governo do Estado do Amazonas e com os princípios constitucionais da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), o Plano tem como objetivo prevenir riscos, fortalecer os controles internos e promover uma cultura organizacional ética e responsável. O documento foi aprovado por meio da portaria nº 089/2025, Sedecti, e já se encontra publicado no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE). O conteúdo completo PODE ser acessado diretamente no site oficial da secretaria através do endereço: https://www.sedecti.am.gov.br/plano-de-integridade/.
O Plano de Integridade orienta servidores, gestores e colaboradores sobre os padrões de conduta esperados no âmbito da Sedecti e estabelece mecanismos para prevenir, identificar e tratar irregularidades, conflitos de interesses e desvios de conduta, contribuindo para o aperfeiçoamento contínuo da gestão. O objetivo das sessões foi assegurar que todos conheçam o conteúdo e utilizem a ferramenta como suporte diário à política de qualidade, à conduta profissional e à proteção de informações institucionais.

O secretário da Sedecti, Gustavo Igrejas, ressaltou que o titular a consolidação dessas diretrizes representa um avanço estratégico para a secretaria. Reforçando o compromisso com a transparência e a excelência na gestão pública. “O nosso plano de integridade, que já vem sendo trabalhado desde o ano passado e estamos fazendo agora a implementação, o plano que vai servir inclusive à própria sociedade, vai ter uma melhora do nosso serviço por conta desses trabalhos internos que nós estamos fazendo. Inclusive ganhamos o selo ouro pelo dado a esses nossos controles internos que a gente está estabelecendo”, afirmou Gustavo.
Durante a sessão, o representante da comissão técnica e assessor da Sedecti, Roger Maranhão, a pauta é de suma importância para a rotina administrativa e a convivência no ambiente de trabalho. Pois, além das condutas de convivência, o assessor enfatizou o rigor com a ética profissional e a segurança de dados como pilares fundamentais do NOVO Código.
“Não é porque somos servidores públicos que, automaticamente, toda a informação aqui é pública. É aí que entra a proteção da informação da LGPD, seguindo todo um protocolo administrativo no âmbito da Secretaria para podermos ceder ou não essa informação. Além disso, é importante para não fazer com que os servidores ou estagiários possam se utilizar de cargo em benefício próprio”, explicou Roger.

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti
Publicado em: 13/05/2026 às 05:33

