
A participação da Sedecti sublinha o compromisso do Estado com a articulação de projetos na região de fronteira
A Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) marcou presença, nesta quinta-feira (29/01), no Webinário do Parque de Ciência e Tecnologia do Alto Solimões (PaCTAS): Inovação, Desenvolvimento e Integração na Tríplice Fronteira Amazônica. O evento reuniu diversas instituições com o objetivo de discutir políticas públicas regionais estratégicas, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável na área de fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Além de apresentar o vasto potencial científico e a rica biodiversidade da região amazônica com a articulação de projetos que promovam impacto socioeconômico no Alto Solimões.

“O Governo do Estado avança na construção de uma agenda de desenvolvimento baseada na sustentabilidade, na inovação e na valorização da sociobiodiversidade, visão esta expressa no Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas. Nesse contexto, o PaCTAS se alinha diretamente a essa estratégia, desempenhando um papel crucial ao criar as condições para que diretrizes e políticas públicas se convertam em projetos concretos, novos negócios e desenvolvimento sustentável no interior do Estado”, declarou Jeibi.

Segundo a diretora-presidente do PaCTAS, Taciana Coutinho, a força da integração regional na Amazônia, é caracterizada como uma tríplice fronteira. Ela salientou que essa integração, com seus diferentes regimes e instituições, gera um potencial único para a vocação da região.
“O potencial para a cooperação científica, tecnológica, produtiva e agendas públicas de interesse internacional constitui um elo importante para a plataforma de integração regional amazônica, fundamental para o desenvolvimento de inovações adaptadas à realidade amazônica e aos contextos internacionais no Alto Solimões”, afirmou Taciana.
Fotos: Angelo Vinicius/ Sedecti
