Atividade alusiva ao Abril Azul reuniu participantes dos Grupos de Convivência e destacou a importância da informação e do respeito às pessoas com TEA

Foto: Adriana Landivar/SEAS
A Secretaria de Estado da assistência social e Combate à fome (SEAS), por meio dos Centros Estaduais de Convivência da Família, está promovendo diversas ações e atividades em alusão à campanha Abril Azul, mês mundial de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesta segunda-feira (06/04), a ação se sensibilização foi realizada pelo Ceci Aparecida, contando com mais de 35 idosos.
Com o tema “Conhecer para Respeitar: uma conversa sobre Autismo”, a atividade reforçou o combate ao preconceito, buscou informar a sociedade sobre o TEA e promover a inclusão de pessoas autistas.
Além disso, em um momento de aprendizado, escuta e troca de experiências, a iniciativa teve como foco ampliar o entendimento sobre o TEA, além de reduzir o desconhecimento e fortalecer a importância do acolhimento, do respeito e do acesso à informação.
Durante o encontro, foram abordados aspectos do cotidiano de pessoas autistas, os desafios enfrentados por famílias e a necessidade do acompanhamento adequado, sempre com base no cuidado e dedicação.

Foto: Adriana Landivar/SEAS
A assistente social e supervisora do Centro de Convivência Ceci Aparecida, Edclea Vital, destacou que o principal objetivo da ação foi sensibilizar o público idoso para que eles se tornem agentes multiplicadores de informação.
“Nosso objetivo maior foi sensibilizar as pessoas idosas sobre essa temática, sobre as crianças e adultos que convivem com esse transtorno, para que eles se tornem disseminadores dentro de casa, na família e na comunidade, levando conhecimento sobre onde buscar ajuda e sobre os direitos dessas pessoas, que muitas vezes ainda são desconhecidos”, ressaltou.
Além da conscientização, a palestra também trouxe orientações práticas sobre como identificar sinais, buscar apoio especializado e garantir direitos, contribuindo para que os participantes possam orientar familiares e pessoas próximas.
Para a participante Sônia Mário, de 70 anos, o momento foi essencial para ampliar o conhecimento e fortalecer o cuidado dentro das famílias e comunidades.
“É muito importante pra gente, porque nós somos avós e, muitas vezes, tem alguém na família que precisa desse cuidado. A gente aprende a lidar, entende os sintomas e já sabe que precisa procurar um médico especializado. E não é só pra família, mas também para ajudar um vizinho, alguém que não sabe como cuidar. Agora a gente já tem um pouco de conhecimento para orientar”, destacou.

Foto: Adriana Landivar/SEAS
A conversa foi conduzida pelo psicólogo Alisson Marcelo, de 47 anos, que compartilhou experiências e promoveu um espaço aberto para esclarecimento de dúvidas, reforçando a importância da conscientização sobre o autismo.
“O objetivo foi levar cada vez mais conscientização sobre como é conviver com o autismo, criando um espaço para tirar dúvidas e esclarecer questões. Falar sobre isso também é promover compreensão e respeito”, afirmou.

Foto: Adriana Landivar/SEAS
As atividades voltadas para a campanha Abril Azul acontecerão ao longo deste mês, nas unidades dos Centros de Convivência. O objetivo é promover a inclusão social e o fortalecimento de vínculos comunitários, por meio de iniciativas que incentivam o acesso à informação e o respeito às diferenças.
