Policiamento reforçado e novas tecnologias reduziram registros de roubos ao transporte coletivo em Manaus no primeiro bimestre de 2026.
As Forças de Segurança do Amazonas registraram queda nos casos de roubos ao transporte coletivo em Manaus durante o primeiro bimestre de 2026. Conforme dados do Centro Integrado de Estatística da SSP-AM, entre janeiro e fevereiro deste ano foram contabilizados 18 roubos ao transporte coletivo, contra 94 no mesmo período de 2025, o que resultou em redução geral superior a 80% no total. As zonas leste e oeste não registraram ocorrências no período, e este é o menor número desde 2021.
Distribuição por zonas e comparações históricas
Os números mostram que a comparação de 2026 com 2021, quando a capital registrou 319 roubos ao transporte coletivo, aponta redução superior a 94%. Em 2025, as zonas leste e oeste haviam registrado 11 e 15 ocorrências, respectivamente, e neste primeiro bimestre de 2026 essas zonas zeraram os registros. A zona centro-oeste/centro-sul apresentou diminuição de 91,9%, a norte teve queda de 85,71% e a zona sul reduziu 54,5%.
Ações integradas e reforço no policiamento
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas atribui a queda à atuação integrada das forças de segurança, ao reforço do policiamento nas ruas e ao uso de novas tecnologias. O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida, destacou o trabalho do Nurcc e o apoio das equipes do Programa RecuperaFone e das ações ostensivas e preventivas da PMAM.
Segundo o secretário, “a integração é um dos fatores que têm sido crucial para alcançarmos as reduções que temos apresentado aqui no estado. Tudo o que fazemos é de forma muito integrada visando o bem estar de quem anda de ônibus, de quem usa o aparelho celular, de quem trabalha no comércio, enfim, de toda a nossa população”.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, informou que, com o ingresso de novos policiais militares, a corporação intensificou o policiamento ostensivo e preventivo em pontos de grande fluxo. Ele citou ações a pé em pontos de ônibus e operações como Catraca e Rota Segura, que, segundo ele, atuaram em conjunto com a polícia Civil para reduzir a ocorrência de crimes.
Resultados do Nurcc e operações realizadas
Após a criação do Núcleo de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurcc), coordenado pela polícia Civil do Amazonas, as reduções ocorreram gradativamente. O coordenador do Nurcc, delegado Charles Araújo, informou que, entre junho de 2024 a março deste ano, a equipe desarticulou 24 grupos criminosos durante 36 operações, resultando na prisão de 94 pessoas e no cumprimento de 120 mandados de busca e apreensão.
O delegado afirmou: “Essa é a prova de que a Secretaria de Segurança, através da polícia Civil e da polícia Militar, do Nurcc, está fazendo o seu trabalho, tirando essas quadrilhas de circulação e devolvendo a segurança aos coletivos aqui da nossa cidade. É mais um número histórico que nos deixa muito felizes. Mas vamos continuar a trabalhar, vamos diminuir mais ainda”.
Assuntos nesse artigo:
#roubosaotransportecoletivo, #Manaus, #amazonas, #SSP-am, #nurcc, #policiacivil, #policiamilitar, #pmam, #viniciusalmeida, #klingerpaiva, #charlesaraujo, #recuperafone, #reducaoderoubos, #zonaleste, #zonaoeste, #zonacentrooeste, #zonacentrosul, #zonanorte, #zonasul, #operacoes
