Os crimes de redução de roubos ao comércio apresentaram queda de 28% no Amazonas em 2025 frente a 2024, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Em Manaus, a diminuição chegou a 30%, com destaque para a zona oeste, que registrou recuo de 43%. Os dados foram compilados pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) e apontam redução em todas as zonas da capital: 33% na zona sul; 32% nas zonas centro-oeste e centro-sul; 24% na zona norte; e cerca de 19% na zona leste. Conforme a SSP-AM, o resultado decorre de reforço do policiamento e de ações mais próximas da população e dos comerciantes.
Ações e investimentos
Desde 2021, o Governo do Amazonas passou a executar o Programa Amazonas mais Seguro, que, de acordo com a SSP-AM, incluiu aquisição de novos equipamentos, tecnologias e aumento do efetivo. Após esses investimentos, houve incremento do policiamento nas ruas e renovação de frota, com viaturas equipadas com o sistema Paredão, que, segundo a secretaria, trouxe maior efetividade no atendimento das ocorrências.
Destaque na zona oeste
O coordenador de policiamento do Batalhão Oeste da polícia Militar, tenente Carlos Pequeno, explicou que o resultado na região — que abrange Compensa, Santo Agostinho, Vila da Prata, São Jorge, Santo Antônio, Glória, São Raimundo, Tarumã e Parque São Pedro — é consequência de estratégias de policiamento ostensivo e do reforço da presença policial. “A polícia Militar vem realizando policiamento nas áreas comerciais, com ações de posicionamento de viaturas em locais estratégicos para levar a sensação de segurança e, também, evitar, nas áreas mais sensíveis, como comércios, feiras e áreas comerciais de intenso movimento, esse tipo de ação delituosa, que é o roubo em áreas comerciais”, afirmou o tenente.
Atuação próxima aos comerciantes
A 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), responsável por bairros como Tarumã, Parque São Pedro, Tarumã-Açu e Campos Sales, intensificou o diálogo com comerciantes e moradores e manteve presença diária em pontos comerciais, segundo a SSP-AM. O comerciante Eule Franco Ruzo, de 45 anos, relatou que a presença policial na redondeza tem sido constante e descreveu atendimento rápido em uma ocorrência pontual. “Eu queria agradecer a presença da polícia Militar diariamente nessa redondeza e nos outros locais também. No nosso estabelecimento, desde o início, a gente nunca teve um assalto, graças à presença deles aqui na rua, eu nunca presenciei um assalto. Eu acredito também que a presença diária nas ruas intimida muita gente, muito bandido, e acredito que isso vai fortalecer ainda mais”, disse o comerciante.
Denúncias
A SSP-AM orienta a população a denunciar atividades criminosas pelos números emergenciais 190 e pelo Disk-denúncia 181. A secretaria afirma que a identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Assuntos nesse artigo:
#reducao, #roubos, #comercio, #amazonas, #Manaus, #zonaoeste, #zonasul, #zonacentrooeste, #zonacentrosul, #zonanorte, #zonaleste, #sspam, #ciesp, #amazonasmaisseguro, #policiamentoostensivo, #proximidade, #viaturas, #paredao, #comerciantes, #denuncias
