A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou oito chamadas de ocorrências de chuva até as 10h desta segunda-feira, 2/2, recebidas pelo Disque 199, canal direto com a Defesa Civil operado 24 horas na sede do CCC, na zona Centro-Sul. As solicitações foram repassadas às equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg).
Ocorrências registradas
Foram registradas quatro alagamentos — um na zona Leste, um na zona Sul e dois na zona Centro-Sul. Houve um deslizamento de barranco na zona Leste; dois desabamentos, sendo um de casa e um de muro, ambos na zona Norte; e um caso classificado como risco de desabar na zona Centro-Oeste.
Bairros com maior volume de chuva
De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nos últimos 24 horas os maiores volumes registrados foram: Redenção, com 58 milímetros; Tarumã, com 54 milímetros; Santa Etelvina, com 53 milímetros; bairro da UNIÃO, com 43 milímetros; e Mauazinho, com 41 milímetros.
A Sepdec responde rapidamente às áreas impactadas e encaminha outras demandas às pastas responsáveis, conforme a necessidade apontada nas chamadas recebidas pelo Disque 199.
Atendimento contínuo
A Prefeitura reforça a disponibilidade permanente do Disque 199 (Defesa Civil), operado no CCC, para atendimento de emergências em funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia. As equipes da Defesa Civil permanecem em atividade para garantir a segurança da população diante das condições climáticas.
Texto – Laís Fernandes / Semseg
Assuntos nesse artigo:
#Manaus, #chuvas, #disque199, #defesacivil, #sepdec, #Semseg, #alagamento, #deslizamento, #desabamento, #riscodedesabar, #zonaleste, #zonasul, #zonacentrosul, #zonanorte, #zonacentrooeste, #redencao, #taruma, #santaetelvina, #mauazinho, #bairrodunia

