A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), reforçou, nesta segunda-feira, 2/2, a limpeza em toda a orla do rio Negro, principalmente no trecho onde estão localizados o mirante Lúcia Almeida e o píer turístico Manaus 355, após as fortes chuvas registradas na noite de domingo, 1º/2, e durante a madrugada e manhã desta segunda-feira, que provocaram o acúmulo de resíduos ao longo da orla.
De acordo com o secretário da Semulsp, Sabá Reis, grande parte do material recolhido é consequência direta do descarte incorreto de lixo, que acaba sendo transportado por igarapés, canais e galerias até o rio durante períodos de chuva intensa. Apesar da cidade contar atualmente com 12 ecobarreiras em operação, uma quantidade significativa de resíduos ainda consegue alcançar o leito do rio Negro.
Assim que houve trégua das chuvas, a Semulsp mobilizou equipamentos, embarcações e equipes operacionais especializadas numa ação integrada para remover os resíduos acumulados e restabelecer as condições adequadas da orla.
Sabá Reis destaca que a atuação imediata das equipes segue uma diretriz clara da gestão municipal. “Esse trabalho é uma determinação do prefeito David Almeida, que tem a limpeza urbana e o cuidado com os nossos rios como prioridade de governo, com o acompanhamento direto do prefeito em exercício Renato Junior. Atuamos com equipes de prontidão, porque sabemos que, após chuvas fortes, o lixo descartado de forma irregular acaba chegando à orla. Nosso compromisso é Agir rápido, mas também conscientizar a população sobre o descarte correto”, destacou.
#paratodosverem – Lixo acumuladoParalelamente às ações operacionais, a Semulsp mantém investimentos permanentes em educação ambiental e atua diariamente no combate às lixeiras irregulares em todas as zonas da cidade, com frentes contínuas de orientação, remoção e fiscalização.
O volume expressivo de resíduos recolhidos evidencia o impacto do descarte inadequado. No último domingo, a Prefeitura de Manaus realizou a operação de transbordo de 479 toneladas de lixo, material acumulado ao longo do mês de janeiro durante as ações permanentes de limpeza da orla do rio Negro.
A Semulsp destaca que Manaus dispõe de uma estrutura permanente de serviços públicos de limpeza urbana, voltada à destinação correta dos resíduos e à prevenção de impactos ambientais. A cidade conta com coleta diária de lixo domiciliar, realizada regularmente em todos os bairros.
Além disso, a população tem acesso gratuito ao serviço de Coleta Agendada de Grandes Objetos, destinado ao recolhimento de móveis velhos, eletrodomésticos e outros volumes que não devem ser descartados em vias públicas. O serviço PODE ser solicitado pelos números (92) 98415-9563 e 98459-5618, por mensagem de WhatsApp.
Manaus também dispõe de 37 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis, instalados em redes de supermercados, na sede da Semulsp e na Prefeitura de Manaus, facilitando o descarte correto e incentivando a reciclagem.
Para solicitações de serviços, informações e registro de demandas, a população PODE acionar o Disk Semulsp, canal direto de atendimento, pelos números (92) 98842-1202 / 1276 / 1277 / 4738, por ligação ou mensagem de WhatsApp.
A Semulsp reforça que a preservação do rio Negro e dos espaços públicos depende de um esforço coletivo, envolvendo o poder público e a colaboração da população, por meio do descarte correto dos resíduos e do uso dos serviços disponibilizados pela Prefeitura de Manaus.
#paratodosverem – Limpeza na orla no entorno do mirante Lúcia Almeida— — —
Texto – Dora Tupinambá/Semulsp
Fotos – Divulgação/Semulsp

