Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Pré-Fórum Cultura Viva reúne pontos de cultura no Palacete Provincial para a 1ª Teia Estadual do Amazonas em 2026
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Pré-Fórum Cultura Viva reúne pontos de cultura no Palacete Provincial para a 1ª Teia Estadual do Amazonas em 2026

26/01/2026
Compartilhar
Encontro reúne agentes culturais, Pontos de Cultura e gestores para debater a Política Nacional Cultura Viva e a sustentabilidade das ações no território.

O Pré-Fórum Cultura Viva – Teia Amazonas teve início no domingo (25/01) no Palacete Provincial, reunindo agentes culturais, representantes de Pontos de Cultura, gestores públicos e fazedores de cultura. O evento é promovido pela Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, com apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, e integra a programação da 1ª Teia Estadual do Amazonas – 2026; o encontro contou com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.

Debates sobre a Política Nacional Cultura Viva

O primeiro dia foi dedicado a reflexões sobre a Política Nacional Cultura Viva, sua trajetória e desafios atuais para consolidar os Pontos de Cultura nos territórios. No painel “Política Nacional Cultura Viva: o que é e como funciona“, foram discutidos temas como gestão compartilhada, participação social e o papel das políticas públicas na valorização das iniciativas culturais já existentes.

Os debatedores defenderam que a proposta do Cultura Viva não é criar estruturas do zero, mas reconhecer, fortalecer e dar sustentabilidade às organizações culturais comunitárias. O Pré-Fórum foi pensado de forma inclusiva, com intérprete de Libras, para ampliar a participação do público.

Legado, conquistas e sustentabilidade

No painel “Lei Cultura Viva: legado, conquistas e futuro“, o mediador Everton Almeida, músico e produtor cultural, ressaltou a trajetória social da política. Segundo ele, “A cultura viva é uma conquista histórica. A gente discutiu aqui os grandes desafios do programa e dos pontos de cultura, principalmente a sustentabilidade. O ponto de cultura não adere à lógica do mercado, ele não vende, ele distribui. Então, o grande desafio é garantir fomento para além dos editais, para que essas ações continuem vivas nos territórios”.

A representante do Amazonas na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Lídia Lúcia, destacou a importância do momento para o estado, que retoma a Teia após mais de uma década. “Essa é a nossa primeira Teia Estadual. Estamos há 12 anos sem realizar uma Teia e este é apenas o terceiro fórum em mais de 20 anos. Hoje celebramos a ativação do grupo de trabalho do Amazonas. A Teia é esse encontro de pontinhos que constroem uma grande REDE de cultura, que atua diretamente na comunidade, promovendo transformação, educação e fortalecimento cultural”, afirmou Lídia Lúcia.

Representantes locais também relataram impactos diretos da política nas comunidades. Alexandre Victor, do Instituto Solidário pela Vida e integrante de ponto de cultura, afirmou que “A política Cultura Viva afirma a cultura como um direito social. Ela democratiza o acesso, financia os fazedores de cultura, valoriza a cultura tradicional, popular e diversas linguagens. Fóruns como esse são extremamente importantes para fortalecer essa política pública”.

Programação e etapas do evento

O Pré-Fórum segue no Palacete Provincial com debates, painéis e momentos de escuta voltados aos Pontos de Cultura e fazedores de cultura do estado.

– Segunda-feira (26/01), a partir das 16h, o debate aborda o que significa ser um Ponto de Cultura, enfatizando que Cultura Viva é ação cultural no território e não apenas fomento. Em seguida, o diálogo trata da prática cultural na floresta, nas periferias, nos rios e nas comunidades.

– Terça-feira (27/01) abre oficialmente a 1ª Teia Amazonas, com credenciamento, acolhida e intervenções artísticas dos Pontos de Cultura. O dia é dedicado ao tema Plano Nacional Cultura Viva e justiça Climática, com representantes do Governo do Estado, do Ministério da Cultura e da REDE Nacional de Pontos de Cultura. Haverá diálogos sobre cultura viva, territórios e direitos culturais; à tarde, oficina sobre gestão comunitária e apreciação do regimento do 3º Fórum Estadual de Pontos de Cultura.

– Quarta-feira (28/01) foca em governança e sustentabilidade da Política Cultura Viva, incluindo oficina sobre cultura, educação e território e continuidade das discussões para aprovação do regimento.

– Quinta-feira (29/01) é dedicada ao Fórum Estadual de Pontos de Cultura e ao fortalecimento da REDE no Amazonas. Pela manhã será ativada a Comissão Estadual e eleita a representação amazonense na REDE Nacional de Pontos de Cultura. À tarde, grupos de trabalho discutem propostas para o Plano Nacional Cultura Viva, modelos de governança compartilhada e caminhos para a sustentabilidade da criação artística e cultural na Amazônia.

– Sexta-feira (30/01) encerra a programação com a apresentação das propostas construídas durante a semana, debate em plenária e elaboração do documento final da Teia Estadual do Amazonas. No período da tarde ocorre a sessão deliberativa do Fórum, com aprovação das propostas que seguem para a etapa nacional e eleição das delegadas e delegados para o VI Fórum Nacional de Pontos de Cultura, no Espírito Santo.

Programação paralela

De 27 a 30 de janeiro, a partir das 16h, a Teia amplia suas atividades com a Feira Teia Criativa, o CineTeia, o Palco Teia, a Teia das Ideias, o Espaço Floresta Viva e ações de comunicação colaborativa com cobertura em tempo real nas redes sociais e rádios comunitárias.

Assuntos nesse artigo:

#teiaestadualdoamazonas, #preforum, #culturaviva, #pontosdecultura, #palaceteprovincial, #amazonas, #comissaonacionaldospontosdecultura, #secretariadeculturaeeconomiacriativa, #politicanacionalculturaviva, #leiculturaviva, #evertonalmeida, #lidialucia, #alexandrevictor, #institutosolidariopelavida, #gestaocompartilhada, #participacaosocial, #sustentabilidade, #planonacionalculturaviva, #feirateiacriativa, #cineteia

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Cacau do rio Juruá produzido por 12 famílias conquista prêmio Gold para Caputo’s Wild Juruá no Sofi Awards 2026

26/01/2026
Governo do Amazonas

Castração gratuita de cães e gatos terá agendamento presencial no Shopping Manaus ViaNorte em Manaus

26/01/2026
Governo do Amazonas

Transplante de fígado no Amazonas ocorreu após captação em Cacoal e mobilização entre estados

26/01/2026
Governo do Amazonas

Sejusc do Amazonas orienta elaboração do guia de protecao integral de criancas e adolescentes em grandes eventos

26/01/2026
Governo do Amazonas

Incêndio no Bar Caldeira em Manaus é controlado pelos bombeiros; 40% da estrutura atingida

25/01/2026
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 131 vagas de emprego para 26/01 com cadastro presencial e requisitos claros

25/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus