Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Manaus licencia quase 21 mil metros quadrados com Alvará de Construção Mais Fácil e reduz tempo de emissão para minutos
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Manaus licencia quase 21 mil metros quadrados com Alvará de Construção Mais Fácil e reduz tempo de emissão para minutos

07/01/2026
Compartilhar
Implurb emite 75 alvarás em 2025 e libera documentos em média em oito minutos e 32 segundos.

O Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), da Prefeitura de Manaus, emitiu 75 novos alvarás pelo Alvará de construção Mais Fácil (ACMF) entre fevereiro (lançamento) e dezembro do ano passado, autorizando quase 21 mil metros quadrados de obras. O sistema, totalmente on-line e autodeclaratório, tem registrado tempo médio de emissão de oito minutos e 32 segundos, conforme a autarquia.

Perfil das obras

A maior parte dos pedidos é para obras do tipo residencial unifamiliar, com 75 expedições (89%), seguido de comercial, com 5 (5,9%), e de serviço, com 3 (3,5%). O procedimento atende construções classificadas como de baixo impacto, incluindo casas unifamiliares, empreendimentos multifamiliares, comerciais, industriais, de serviços e de uso misto.

Tempo de emissão e comparação

Enquanto o modelo convencional PODE levar até 21 dias para análise e emissão, o NOVO alvará tem variado de 1 minuto a 46 minutos conforme a compensação financeira, com média de 8 minutos e 32 segundos para liberar o documento. O tempo computado para emissão ocorre após o pagamento do boleto e depende da compensação financeira e do usuário do sistema.

Funcionamento e limites do sistema

O sistema é automatizado, autodeclaratório e permite licenciar obras de até 750 metros quadrados e até quatro pavimentos. O fluxo é contínuo e intuitivo, com sequência lógica de inclusão de documentos e itens parametrizados do Plano Diretor, como afastamento, gabarito, taxa de ocupação, permeabilidade e vaga de estacionamento.

“Os números confirmam que Manaus avança para um NOVO modelo de eficiência no licenciamento urbano. O ACMF transformou um trâmite que antes levava semanas em um procedimento resolvido em minutos, com mais segurança jurídica, economia e autonomia para o profissional emitir seu alvará de qualquer lugar. Trata-se de uma mudança estrutural, que reposiciona a cidade em um patamar mais alto de inovação e desburocratização”, destaca o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Pagamento, treinamento e prazos

Os documentos expedidos são totalmente automatizados e realizados de forma on-line, com recursos previstos na legislação, incluindo descontos no pagamento das taxas. O sistema tem mais de 300 pessoas treinadas por profissionais do Implurb para usar o procedimento. Para requerentes devidamente habilitados, o tempo médio PODE chegar a até duas horas para emitir o alvará, incluindo a emissão do DAM (Documento de arrecadação Municipal), o pagamento da taxa e a baixa no sistema bancário.

Credenciamento e responsabilidade técnica

Profissionais habilitados — arquitetos e engenheiros — precisam de credenciamento do responsável técnico usando certificado digital (token) para acessar o sistema. Os certificados funcionam em sistema operacional Windows. Os responsáveis técnicos fazem cadastro inicial com dados de identificação, endereço de correspondência e contato.

Por ser autodeclaratório, todas as informações são de responsabilidade dos técnicos que assinam o projeto. Caso sejam constatadas declarações falsas ou omissões relevantes, será oficiado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM) e ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) para apuração da responsabilidade profissional, e será informada a autoridade policial para apurar casos que configurem ato ilícito. Durante o processo é permitida a substituição do responsável técnico.

Texto – Cláudia do Valle/Implurb

Foto – Maxwell Oliveira/Implurb

Assuntos nesse artigo:

#Manaus, #Implurb, #alvaradeconstrucaomaisfacil, #acmf, #licenciamento, #alvara, #construcao, #obras, #residencial, #comercial, #servico, #online, #autodeclaratorio, #750m2, #quatropavimentos, #desburocratizacao, #pagamento, #certificadodigital, #cauam, #creaam

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Recuperação asfáltica na Travessa Manaus 2000 devolve trafegabilidade ao Japiim

06/01/2026
Prefeitura de Manaus

Entrega de alimentos para 29 escolas ribeirinhas do rio Negro inicia com 19 toneladas destinadas ao ano letivo

06/01/2026
Prefeitura de Manaus

Manaus ativa semáforo para pedestres na avenida do Turismo para melhorar travessia e segurança

06/01/2026
Prefeitura de Manaus

Capotamento de micro-ônibus executivo na avenida Autaz Mirim mobiliza atendimento e perícia

06/01/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus moderniza rede de drenagem na rua Libertador no bairro Nossa Senhora das Graças

06/01/2026
Prefeitura de Manaus

Inscricoes creche Manaus sao liberadas no site da Semed com mais de 6 mil registros

06/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus