Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Lula veta integralmente projeto que unifica limite de idade em concursos para policiais e bombeiros
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Lula veta integralmente projeto que unifica limite de idade em concursos para policiais e bombeiros

07/01/2026
Compartilhar

07/01/2026 – 12:46  

Marcos Oliveira/Agência Senado

Hoje, cada estado tem sua regra própria de idade máxima para ingresso nas corporações

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vetou integralmente o projeto de lei (PL 1469/20) que unifica, em todo o país, o limite de idade para o ingresso nas carreiras de policial militar e bombeiro militar.

A proposta, de autoria do deputado Guilherme Derrite (PP-SP) e aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, fixava em 35 anos a idade máxima para ingresso de oficiais e praças e em 40 anos para oficiais médicos, de saúde ou com outras especializações.

Atualmente, o critério etário varia conforme a legislação de cada estado, geralmente entre 25 e 35 anos.

Justificativa
Na mensagem de veto, publicada no Diário Oficial da UNIÃO desta quarta-feira (7), a Presidência da República informa que a decisão foi tomada após manifestações do Ministério da justiça e Segurança Pública e da Advocacia-Geral da UNIÃO.

Segundo o governo, o projeto é inconstitucional e contraria o interesse público.

O texto do veto sustenta que a “uniformização rígida nacional da idade máxima de ingresso na polícia militar e no corpo de bombeiros militar” afronta a autonomia dos entes federados, extrapola o conceito de norma geral, viola o princípio da razoabilidade e compromete a capacidade de gestão dos efetivos estaduais.

Análise do veto
O veto presidencial será analisado pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta de deputados e senadores a ser marcada.

Os parlamentares poderão manter ou derrubar o veto. Para ser derrubado, é necessário o voto favorável da maioria absoluta em ambas as Casas (no mínimo, 257 deputados e 41 senadores).

Da Agência Senado – MO

Termos encontrados Nacional
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Comissão aprova reserva de 5% das vagas em concursos da PM para filhos de militares mortos em serviço

20/01/2026
Nacional

Comissão aprova carga mínima de três horas por semana para educação física nas escolas

20/01/2026

Comissão aprova aumento de pena para crimes contra agentes de segurança

19/01/2026

Vinte e quatro medidas provisórias aguardam votação no Congresso

19/01/2026

Morre o ex-deputado e ex-ministro Raul Jungmann

19/01/2026

Comissão aprova prazo de até 120 dias para banco formalizar contratos do Minha Casa, Minha Vida

19/01/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus