Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

12/01/2026
Compartilhar
Ipaam abre cadastro para formar banco de instituições aptas a receber doações de bens apreendidos em fiscalizações ambientais.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abriu o cadastramento de instituições, entidades e órgãos públicos interessados em receber doações de bens e materiais apreendidos durante ações de fiscalização ambiental no estado. O cadastro está disponível no site oficial do Instituto, no endereço eletrônico www.ipaam.am.gov.br.

Quem PODE se cadastrar e documentos exigidos

Podem se inscrever instituições e órgãos públicos, além de entidades científicas, hospitalares, penais e beneficentes, legalmente constituídos e com documentação regular. O formulário no site exige, entre outros documentos, certidão de regularidade fiscal, estatuto social atualizado, ata de nomeação da diretoria e um projeto que justifique a utilização social ou ambiental dos bens.

Tipos de bens e critérios de seleção

Os bens doados provêm de apreensões realizadas pelo Ipaam em operações de fiscalização ambiental e incluem principalmente pescado, madeira, lenha, argila e motosserra. A seleção das instituições considera capacidade de armazenamento e transporte, finalidade social e necessidades avaliadas pelo Instituto.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o procedimento permite dar uma destinação legal e socialmente responsável aos bens apreendidos. “Esse cadastramento é fundamental para que os materiais apreendidos em fiscalizações ambientais tenham uma destinação correta, transparente e alinhada ao interesse público, beneficiando instituições que desenvolvem trabalhos relevantes para a sociedade”, afirmou Gustavo Picanço.

Retirada e restrições legais

Conforme estabelece o decreto Federal nº 6.514/2008, é proibida a transferência dos bens doados a terceiros. A retirada dos materiais deve ser feita na sede do Ipaam, em Manaus. O Instituto não se responsabiliza pelo transporte ou entrega dos itens.

O cadastramento visa assegurar que os itens apreendidos sejam utilizados para fins sociais, científicos, hospitalares, penais ou beneficentes e que a destinação ocorra em conformidade com os critérios técnicos definidos pela legislação ambiental.

Assuntos nesse artigo:

#ipaam, #doacaodebensapreendidos, #cadastro, #instituicoes, #orgaospublicos, #entidadescientificas, #entidadeshospitalares, #entidadespenais, #entidadesbeneficentes, #decretofederal65142008, #pescado, #madeira, #lenha, #argila, #motosserra, #Manaus, #fiscalizacaoambiental, #destinacao, #projeto, #certidaoderegularidadefiscal

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados capa
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março

10/02/2026

Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

10/02/2026
Governo do Amazonas

Articula/BIO CT&I abre edital para pesquisas entre Amazonas e São Paulo com R$ 8 milhões até 23 de março

10/02/2026
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima lança Invest Amazonas para promover investimentos e divulgar incentivos no estado do Amazonas

10/02/2026
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas apreensão de maconha de uma tonelada em operação que prendeu três suspeitos

10/02/2026
Governo do Amazonas

Depca do PC-AM afirma ausência de tráfico humano interestadual ou internacional envolvendo desaparecimento de crianças e adolescentes

10/02/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus