O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) e em parceria com a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), identificou 413 famílias em Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus, que serão contempladas pelo programa de universalização da Amazonas Energia. Entre os dias 26 e 31 de janeiro, equipes técnicas realizaram georreferenciamento e reuniões comunitárias para mapear residências sem atendimento, com apoio da Prefeitura local.
Levantamento em Presidente Figueiredo
O trabalho no município mapeou 413 novos pontos de atendimento distribuídos em cinco localidades: PDS Morena e os ramais do Rumo Certo, do Micade, Serra do Sol e Tucumanduba. Esses locais serão incluídos no relatório que será entregue à concessionária e integrados ao próximo ciclo de obras, com prioridade para o uso de fontes renováveis e ampliação do atendimento em áreas isoladas do Amazonas.
Segundo o secretário da Semig, Ronney Peixoto, “Esse trabalho conjunto garante que mais famílias sejam atendidas com um serviço essencial. A chegada da energia elétrica promove dignidade, gera oportunidades e contribui para o desenvolvimento das comunidades”.
Relatórios anteriores e encaminhamentos
O projeto Energia que Transforma já realizou levantamentos em outros municípios. Em setembro de 2025, equipes mapearam 278 famílias em Barreirinha, a 331 quilômetros de Manaus. Em novembro de 2025, foram registrados 145 pontos de atendimento em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, distribuídos em sete comunidades: Nossa Senhora de Nazaré (Paraná do Arquinho), Nossa Senhora de Fátima (Araçatuba), Nova Olinda (Borralho), Sagrada Família (ilha das Guaribas), São José (Costa do Arco), São José (ilha das Onças) e São Lázaro (Vila Nova).
Em 13 de novembro de 2025, o relatório de georreferenciamento dessas localidades foi entregue à Amazonas Energia pelo secretário da Semig e pelo presidente da Comissão da Aleam, deputado estadual Sinésio Campos, integrando as comunidades ao programa de universalização. No início de janeiro deste ano, a segunda fase em Barreirinha mapeou 423 famílias. O relatório de Barreirinha, juntamente com o de Presidente Figueiredo, será apresentado à concessionária de energia do Amazonas.
Sobre o projeto Energia que Transforma
O Energia que Transforma é uma iniciativa coordenada pela Semig que busca fortalecer o diálogo entre comunidades, prefeituras e o Estado para ampliar o acesso à energia elétrica no interior. O projeto mantém um canal oficial de comunicação no site da Semig (http://www.semig.am.gov.br) para receber demandas relacionadas ao Programa de Eletrificação Rural — Luz para Todos — e solicitações de manutenção, modernização e regularização da REDE.
As informações coletadas são analisadas e encaminhadas à Amazonas Energia e ao Ministério de Minas e Energia, com visitas técnicas e reuniões com lideranças locais para identificar necessidades in loco e apoiar o planejamento das ações de expansão da REDE elétrica.
O objetivo do projeto é fortalecer a integração entre governo, concessionária e sociedade civil, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e para o desenvolvimento sustentável do interior do estado.
Assuntos nesse artigo:
#energiaeletrica, #governodamazonas, #semig, #aleam, #amazonasenergia, #presidentefigueiredo, #pdsmorena, #rumocerto, #micade, #serradosol, #tucumanduba, #energiaquetransforma, #universalizacao, #georreferenciamento, #Barreirinha, #Parintins, #sinesiocampos, #ronneypeixoto, #luzparatodos, #ministeriodeminaseenergia
