O Governo do Amazonas lançou, nesta terça-feira (27/01), a 4ª fase do Atualiza Pescador em Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), com entrega de implementos e anúncio de fomento para a atividade. O evento contou com a presença do governador Wilson Lima, e vai beneficiar pescadores artesanais com kits, motores rabeta, canoas, tabelas de apoio e filtros de água potável, além de ações de regularização e acesso a crédito.
Entrega de implementos e equipamentos
“Esse equipamento vai ajudar muito no desenvolvimento da nossa pescaria, principalmente, neste período de chuva que estamos passando”, disse Amaraldo Andrade, pescador há 13 anos no interior do estado e um dos beneficiados na cerimônia. Outra declaração do mesmo pescador ficou registrada: “É uma ajuda muito grande do governo, porque a gente não precisa comprar o equipamento. Esse benefício é uma força enorme para nós.”
A 4ª fase prevê a entrega de kits pescador, motores rabeta, canoas, tabelas de apoio à pesca e filtros de água potável, itens descritos como fundamentais para melhorar a atividade e o acesso à água de qualidade nas comunidades atendidas.
Impacto social e organização local
A ação é executada pela Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa) e, segundo a pasta, contribui para aumento da produtividade, segurança no trabalho e melhoria da saúde dos pescadores e de suas famílias. A medida também visa fortalecer a economia local.
Para a presidente da Associação dos Pescadores de Iranduba, Lady Chelley, a iniciativa tem efeito direto na subsistência dos lares: “É um momento muito importante. Vai ajudar muito os pescadores com material de pesca, porque às vezes a gente não tem nem condições de comprar. Eles estão felizes porque estão sendo lembrados. Cada pescador sustenta de cinco a seis pessoas em casa, então isso faz muita diferença.” A associação citada tem cerca de 1.200 pescadores cadastrados.
O Atualiza Pescador atua em parceria com federações, colônias, associações e sindicatos de pesca, responsáveis por organizar, cadastrar e representar os trabalhadores em cada localidade e garantir que os benefícios cheguem a quem exerce a atividade.
Linhas de crédito e fomento
Durante o lançamento, o governador Wilson Lima informou que serão destinados R$ 10 milhões para financiamento da atividade pesqueira por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). Os recursos, segundo o anúncio, permitirão financiar equipamentos como motores e canoas e outros itens voltados à melhoria da produção e da renda. Pescadores que não se regularizaram nesta fase poderão buscar o financiamento.
O programa alcançou a marca de 5 mil kits distribuídos em todo o Amazonas desde 2023, conforme levantamento apresentado pela gestão.
Compromisso com a pesca artesanal
Com a execução da 4ª fase, o Governo do Amazonas reafirma a continuidade das políticas públicas voltadas aos pescadores e pescadoras artesanais, com meta de atender mais de 60 mil trabalhadores em 52 municípios, oferecendo regularização, equipamentos e linhas de crédito.
Assuntos nesse artigo:
#atualizapescador, #pescadores, #pescadoresartesanais, #Iranduba, #Manaus, #amazonas, #wilsonlima, #sepa, #afeam, #linhasdecredito, #motores, #canoas, #kits, #filtrosdeagua, #associacaodepescadores, #amaraldoandrade, #ladychelley, #programapublico, #economialocal, #segurancanotrabalho
