A Cigás retomou as obras de implantação do Gasoduto Norte-Leste em Manaus nesta segunda-feira (19/01). Os trabalhos ocorrem na avenida José Henrique Bentes Rodrigues, nas proximidades do Centro de Treinamento do Detran-AM; na avenida Margarita, próximo à caixa d’água e ao Hiper DB Nova Cidade; na avenida Nossa Senhora da Conceição, nas proximidades do Musa; e na avenida Autaz Mirim. A paralisação temporária havia ocorrido na sexta-feira (16/01) e foi revista após tratativas com a Prefeitura de Manaus, por meio do Implurb.
Retomada e esclarecimento sobre a paralisação
A suspensão temporária do trecho na avenida José Henrique Bentes Rodrigues decorreu de um equívoco administrativo, segundo a Companhia. O impasse foi esclarecido com a apresentação das licenças e das anuências já emitidas em favor da empresa, o que permitiu a continuidade das frentes de trabalho.
Protocolos de segurança e cronograma
De acordo com o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, todas as obras da Companhia seguem protocolos de segurança para construção de dutos e têm cronogramas previamente submetidos à aprovação dos órgãos competentes. “Essa atuação integrada garante que todas as frentes de trabalho sejam precedidas das devidas aprovações técnicas, com foco na mitigação de impactos à população”, afirmou.
A Companhia informou também que todas as frentes de trabalho estão sinalizadas conforme plano aprovado pelo Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), o que facilita a identificação das intervenções como obras da Cigás.
Características e alcance do empreendimento
O Gasoduto Norte-Leste tem 34,5 quilômetros de extensão e está entre os maiores projetos de gasoduto urbano em andamento no país. A estrutura vai ampliar a capacidade de fornecimento de gás para bairros das zonas Norte e Leste de Manaus, incluindo áreas do Distrito Industrial 3, além dos trechos da AM-010 e da BR-174.
O gasoduto permitirá ainda o atendimento da UTE Manaus 1, em construção, que terá capacidade de gerar cerca de 163 megawatts de energia. Segundo a Cigás, o empreendimento amplia a segurança e a confiabilidade da REDE de distribuição de gás natural que atende a capital e fortalece a economia local, além de oferecer benefícios ambientais por utilizar um combustível menos poluente em comparação a outras fontes fósseis.
Assuntos nesse artigo:
#gasoduto-norte-leste, #cigas, #Manaus, #Implurb, #IMMU, #heraldo-camara, #avenida-jose-henrique-bentes-rodrigues, #avenida-margarita, #hiper-db-nova-cidade, #avenida-nossa-senhora-da-conceicao, #avenida-autaz-mirim, #paralisacao-temporaria, #licencas, #sinalizacao, #gasnatural, #ute-Manaus-1, #34-5-quilometros, #distrito-industrial-3, #am-010, #br-174
