O III Seminário Pensando em Hanseníase, promovido pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) na sexta-feira (30/01), no auditório da escola Superior de ciências da saúde da UEA, reuniu representantes de instituições parceiras, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes para discutir estratégias de detecção e tratamento da hanseníase. O encontro fez parte da programação do Janeiro Roxo 2026 e incluiu apresentação de programas, dados epidemiológicos e pesquisas em andamento.
Programa Dermato saúde Amazonas e busca ativa
Na palestra de abertura, o diretor presidente da Fuham, Carlos Chirano, explicou os resultados do Dermato saúde Amazonas, programa do Governo do Estado do Amazonas executado pela Fundação que leva atendimento dermatológico especializado ao interior. Segundo Chirano, o programa realiza busca ativa em todo o Estado, saindo da capital e indo até a população, o que resulta em mais diagnóstico e maior efetividade nas ações de combate à hanseníase. “Com o Dermato, a gente contempla em torno de um terço dos diagnósticos registrados no Estado, ou seja, se essa ação não estivesse acontecendo, um terço dos diagnósticos não seriam feitos”, afirmou.
Em três anos, conforme apresentação de Chirano, o Dermato saúde Amazonas realizou mais de 35 mil exames de pele e mais de 14 mil consultas dermatológicas, resultando no diagnóstico de 221 novos casos de hanseníase no estado. Além disso, o programa identificou outras dermatoses, incluindo o câncer de pele.
Dados epidemiológicos, tratamentos e pesquisas
O seminário também trouxe uma palestra com a representante do Ministério da saúde, Patrícia Pereira Barbosa, que abordou dados epidemiológicos e perspectivas sobre a doença no Brasil. Foram discutidos esquemas terapêuticos medicamentosos, pesquisas em andamento na instituição e tratamento cirúrgico para comprometimento neural do paciente com hanseníase.
Egressos do Programa de Pós-Graduação em ciências Aplicadas à Dermatologia da Fuham e da Universidade do Estado do Amazonas (PPGCAD-UEA/Fuham) compartilharam resultados de pesquisas realizadas, demonstrando impacto das investigações no atendimento cotidiano da instituição.
Transmissão e encerramento
O evento foi transmitido na íntegra pelo Centro de Mídias da Universidade do Estado do Amazonas para o canal da UEA no YouTube, resultado de outra parceria entre as instituições. Ao final, a diretora de ensino e Pesquisa da Fuham, professora doutora Graça Barbosa, destacou a importância do seminário para a formação de estudantes e profissionais em formação, observando que é preciso valorizar oportunidades de aprendizado útil.
Assuntos nesse artigo:
#janeiroroxo, #fuham, #dermatosaudeamazonas, #hanseniase, #uea, #escoladesuperiordecienciasdasaude, #carloschirano, #dermatologia, #diagnostico, #buscaativa, #pesquisas, #ppgcad, #universidadedoestadoamazonas, #centrodemidias, #youtube, #gracabarbosa, #ministeriodasaude, #cancerdepele, #examesdepele, #consultasdermatologicas, #saude
