Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: “Fico muito feliz por ter esse espaço”, diz mãe atípica sobre inauguração do Centro de Atenção Integral Juventude TEA
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

“Fico muito feliz por ter esse espaço”, diz mãe atípica sobre inauguração do Centro de Atenção Integral Juventude TEA

10/04/2026
Compartilhar

NOVO centro do SUS Amazonas amplia o cuidado especializado a jovens de 12 a 18 anos com TEA

Fotos: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

A rotina de família atípicas ganha um NOVO suporte com a inauguração do Centro de Atenção Integral Juventude TEA. O espaço foi inaugurado na quinta-feira (09/04), em Manaus, pelo governador interino Roberto Cidade. Voltado exclusivamente a adolescentes e jovens de 12 a 18 anos, o espaço fortalece a política pública de atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e amplia a REDE de cuidado especializado no estado.

A nova unidade, implementada por meio da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), assegura a continuidade do atendimento iniciado ainda na infância, nos Centros de Atenção Integral à Criança com TEA (Caic TEA). Em Manaus, essa REDE já está consolidada com três unidades em funcionamento, responsáveis por mais de 40 mil sessões terapêuticas e pelo acompanhamento de cerca de 750 crianças.

Fotos: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

A inciativa é uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que reforça a política estadual de atenção ao autismo, ao ampliar a oferta de serviços especializados e garantir suporte às famílias atípicas.

Para a professora Francineia Souza, de 47 anos, o NOVO centro representa uma conquista aguardada pelas famílias que vivenciam diariamente os desafios da criação de filhos com TEA. Ela tem um filho de 12 anos diagnosticado com o transtorno. “Eu estou achando ótimo, porque aqui em Manaus não tinha um espaço assim, e hoje, com a inauguração, eu fico muito feliz por ter esse espaço para agregar nossos adolescentes que estão precisando. eles precisam muito da terapia para poder falar, poder se expressar e socializar”, disse a mãe.

Foto: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

Projetado para atender de maneira contínua até 250 adolescentes e jovens, o Centro de Atenção Integral Juventude TEA funciona como um espaço de cuidado contínuo e especializado, com atuação de equipe multiprofissional e metodologias baseadas em evidências científicas. O atendimento é estruturado por meio de planos individualizados, que priorizam o desenvolvimento de habilidades práticas, o fortalecimento da autonomia e a ampliação da convivência social, contribuindo para uma transição mais preparada para a vida adulta.

“O Juventude TEA é mais um passo na inclusão, é mais um passo para fazer com que o sistema único de saúde do nosso estado esteja fortalecido. Aqui você encontra terapias para desenvolver habilidades diferenciadas. Nós temos a casa de vida independente, onde a rotina diária de qualquer adolescente, de qualquer jovem é trabalhado. Nós temos a horta, caminho sensorial, o parque molhado, as salas de terapia e uma equipe multiprofissional”, destacou a secretária de saúde, Nayara Maksoud.

Fotos: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

A dona de casa Andreza Libório, de 31 anos, também vê no centro uma oportunidade de transformação na rotina. Segundo ela, o convívio social será um dos principais ganhos para o seu filho de 13 anos. “É muito interessante para nós mães. Eu não tenho o apoio de ninguém. Isso aqui vai me ajudar muito. Aqui vai ser um lugar pra ele conviver com outras pessoas, pra ele se abrir mais”, afirmou a dona de casa.

Foto: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

Espaço especializada para atendimento

Pensada para atender às múltiplas necessidades dos adolescentes e jovens com TEA, a unidade reúne ambientes terapêuticos e educativos voltados ao desenvolvimento integral. Entre os principais espaços estão as salas de habilidades sociais, consideradas estratégicas no projeto, onde são trabalhadas competências como comunicação, convivência em grupo, respeito a regras e regulação emocional.

Fotos: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

Como diferencial, o centro conta com a Casa Funcional, ambiente que reproduz o cotidiano doméstico e possibilita aos usuários exercitar atividades práticas, como organização da casa e preparo de alimentos. A proposta é estimular a independência e preparar os jovens para situações reais do dia a dia, fortalecendo a autonomia.

A unidade dispõe ainda de uma horta terapêutica, que favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, o senso de responsabilidade e a interação com o ambiente. Já a sala de tecnologia incorpora recursos como a realidade virtual para simular contextos do cotidiano e auxiliar no desenvolvimento social e comportamental.

Fotos: Alex Pazuello, Mauro Neto e Tiago Corrêa/ SECOM

A estrutura contempla também sala de regulação sensorial, voltada ao controle de estímulos e ao apoio na autorregulação emocional, além de espaços destinados à psicomotricidade, arena esportiva e parque molhado terapêutico, que promovem o desenvolvimento físico e sensorial de forma integrada.

O envolvimento das famílias é outro eixo central do atendimento. Para isso, o centro dispõe de áreas específicas voltados ao acompanhamento da evolução dos adolescentes e à construção conjunta dos planos terapêuticos, fortalecendo o cuidado integrado e potencializando os resultados.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, capa, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas

10/04/2026
Governo do Amazonas

Impactos do mercúrio mobilizam discussões sobre saúde na Amazônia

10/04/2026
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros e Concessionária de Aeroportos na Amazônia realizam reunião técnica sobre atuação no Eduardo Gomes

10/04/2026
Governo do Amazonas

PMAM apreende 13,4 toneladas de entorpecentes e captura 390 foragidos da Justiça no primeiro trimestre do ano

10/04/2026
Governo do Amazonas

FUnATI incentiva prática esportiva e celebra conquista de aluna em maratona

10/04/2026
Governo do Amazonas

Caprichoso estreia no ‘Ensaio dos Bumbás 2026’ com o tema ‘É festa de novo!’ neste sábado, em Manaus

10/04/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus