O governador Wilson Lima lançou, nesta quinta-feira (29/01), 15 editais de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na sede da Fapeam, na zona centro-sul de Manaus. O pacote soma investimento superior a R$ 81 milhões e eleva para R$ 1 bilhão o total aplicado pelo Governo do Amazonas em CT&I desde 2019. A solenidade contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, da deputada Alessandra Campelo, do vereador Diego Afonso, da diretora-presidente Márcia Perales, do secretário Serafim Corrêa e de mais de 300 pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica.
Editais e áreas contempladas
Os 15 editais apoiam pesquisas básicas e aplicadas, formação de recursos humanos, fortalecimento do setor primário, popularização da ciência, manutenção de equipamentos laboratoriais, apoio a coleções biológicas e museus, além de iniciativas voltadas à bioeconomia, ao desenvolvimento sustentável, às tecnologias sociais e à consolidação de startups.
Fapeam.
Segundo o governador Wilson Lima, “É o maior investimento de todos os tempos. Nunca se investiu tanto em ciência, pesquisa e inovação no Amazonas. Nós fizemos ações importantes para popularizar a ciência, criando oportunidades que vão desde pesquisadores com doutorado até crianças do ensino fundamental. Os resultados têm sido surpreendentes e mostram que o Amazonas está entre os estados brasileiros que mais investem em inovação”.
O vice-governador Tadeu de Souza afirmou que, hoje, a Fapeam é bem ranqueada e reconhecida mundialmente, destacando a atuação no interior do estado: “Hoje a Fapeam é bem ranqueada, é reconhecida mundialmente por ter no seu campo de abrangência os mais diversos segmentos. E, acima de tudo, ela aprendeu e faz ciência, pesquisa no interior do estado. É um motivo de muito orgulho pra gente que é amazonense”.
Prêmio Fapeam de CT&I
Durante a cerimônia, foram entregues os troféus do Prêmio Fapeam de Ciência, Tecnologia e Inovação – Edição 2025, que reconheceu pesquisadores, professores e comunicadores científicos do estado. A premiação contemplou quatro categorias: Pesquisador Destaque, Pesquisador Inovador, professor Ciência na escola e Profissionais de Comunicação.
Entre os premiados, o pesquisador Adriano Oliveira, da área de ciências Biológicas, recebeu o troféu na categoria Pesquisador Destaque. Ele destacou a importância do financiamento: “Eu trabalho há 20 anos no estado do Amazonas e a estrutura laboratorial, a quantidade de bolsas, de investimento e a própria capacitação não teriam sido possíveis se a gente não tivesse o investimento da Fapeam, que foi muito acentuado nos últimos sete anos, com editais novos e diferenciados”.
Em discurso, o governador reforçou o direcionamento das pesquisas para problemas locais: “Eu acredito muito na ciência, acredito muito na pesquisa. A determinação que eu dei para a fundação é que as pesquisas sejam voltadas para resolver problemas locais, problemas da Amazônia, especialmente do povo do interior. Os resultados estão aqui, nos prêmios que entregamos hoje”.
Com o lançamento dos novos editais, o Amazonas busca consolidar-se como referência no financiamento de pesquisas sobre a região amazônica, figurando entre as principais agências de fomento que investem no tema.
Assuntos nesse artigo:
#fapeam, #amazonas, #wilsonlima, #tadeudesouza, #editais, #cti, #ciencia, #tecnologia, #inovacao, #pesquisa, #investimento, #premiofapeam, #adrianooliveira, #startups, #bioeconomia, #ecoturismo, #providaam, #deeptechs, #sociotech, #museus

