O Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), divulgou, nesta quinta-feira (22/01), o resultado final do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em saúde (PPSUS), chamada pública nº 002/2025, após homologação pelo Comitê Gestor e aprovação pelo Conselho Diretor da Fapeam.
Resultado e investimento
Ao todo, 20 propostas foram aprovadas, com investimento superior a R$ 5 milhões. O resultado final foi publicado pela Fapeam e está disponível no link indicado pela instituição.
Confira o resultado em: https://www.fapeam.am.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/Anexo-da-Decisao-CD-058-2026-Proc.-4596.2024-36-Resultado-Final-PPSUS-FAPEAM.pdf
Parcerias e objetivos do programa
O PPSUS é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas, a Fapeam, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico-Industrial da saúde (Decit/SECTIS/MS), e a Secretaria de Estado de saúde (SES).
A iniciativa apoia projetos de pesquisa que busquem soluções para prioridades de saúde e atendam às peculiaridades de cada Unidade Federativa, com a aproximação entre sistemas estaduais de saúde, ciência e tecnologia e a comunidade científica.
Seleção, critérios e expectativa
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o processo seletivo seguiu critérios técnicos rigorosos, assegurando transparência e excelência, e ressaltou que “a expressiva participação e a qualidade dos projetos submetidos evidenciam o potencial da comunidade científica amazonense”.
“Parabenizamos os pesquisadores contemplados e desejamos sucesso na execução dos projetos, com a expectativa de que os resultados gerados vão contribuir para o aprimoramento das políticas públicas de saúde e na qualidade de vida da população amazonense”, afirmou Márcia Perales Mendes Silva.
Sobre o PPSUS
O programa apoia e fortalece o desenvolvimento de projetos de pesquisa que busquem soluções para prioridades de saúde e que atendam às especificidades de cada Unidade Federativa. A aproximação entre os atores locais — sistemas de saúde, ciência e tecnologia e comunidade científica — visa aumentar a interação regional e fortalecer a política estadual de saúde.
A divulgação do resultado foi publicada pela Agência Amazonas de Notícias.
Assuntos nesse artigo:
#ppsus, #fapeam, #governodoamazonas, #cnpq, #ministeriodasaude, #decit, #sectis, #ses, #pesquisa, #sus, #r5milhoes, #20propostas, #propostasaprovadas, #comitegestor, #conselhodiretor, #resultadofinal, #agenciaamazonas, #cienciaetecnologia, #politicaspublicas, #pesquisadores
