O Governo do Amazonas entregou, nesta quinta-feira (29/01), a ampliação do centro de saúde Mental do Amazonas (Cesmam), que passa a funcionar como hospital com reorganização dos fluxos de atendimento e aumento da capacidade de internação.
“Ao longo do tempo, entendemos a necessidade de avançar em infraestrutura e modernidade, mas tem uma parte que é fundamental e primordial nesse processo que é a humanização no atendimento. Isso faz toda diferença, então temos trabalhado muito na formação dos profissionais e agradeço muito por ter uma equipe muito comprometida e dedicada, porque no final das contas, quem faz saúde no estado são esses profissionais”, destacou o governador Wilson Lima.
Desde a inauguração, em 2022, o Cesmam oferta atendimento interdisciplinar de urgência, emergência e internação breve. Com as transformações, o centro mantém seu papel na REDE de Atenção Psicossocial, oferecendo cuidado mais humano e comunitário para pacientes com condições mentais graves.
Obra e gestão
A obra foi realizada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, afirmou que a ampliação representa avanço na REDE.
“Essa obra faz parte desse processo de transformação que o governador Wilson Lima está fazendo na saúde do Amazonas. Estamos criando áreas para humanizar o espaço, principalmente para os pacientes que ficam internados aqui e precisam de um atendimento especializado de qualidade. O Cesmam é uma referência estadual para o atendimento dessa especialidade”, assinalou o secretário de Estado.
Fluxo de atendimentos
A porta de entrada do Cesmam continuará sendo o pronto atendimento, onde o paciente passa por classificação de risco e, na sequência, segue o fluxo interno conforme necessidade clínica identificada. Com a ampliação, a capacidade de internação aumentou em 125%, passando de 16 para 36 leitos.
A secretária executiva de assistência da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), Liege Menezes, explicou como a nova estrutura e as transformações no fluxo possibilitam assistência humanizada e continuidade do tratamento.
“Dando melhores condições para que o paciente estabilize e consiga ter o seguimento do cuidado adequado, conseguimos nos fortalecer para absorver essas demandas, dando uma assistência de qualidade e mais humanizada”, disse a secretária executiva.
Além do apoio à atenção básica em saúde mental, com o Caps Silvério Tundis, o Governo do Estado garante a continuidade do tratamento por meio do atendimento especializado ambulatorial presencial em policlínicas e das consultas por Telessaúde em psicologia geral e pediátrica, psiquiatria geral e pediátrica e outras especialidades de apoio.
Assuntos nesse artigo:
#cesmam, #centrodasaudemental, #saudemental, #internacao, #leitos, #wilsonlima, #UGPE, #sedurb, #marcelluscampelo, #liegemenezes, #redeatencaopsicossocial, #caps, #silveriotundis, #telessaude, #policlinicas, #psicologia, #psiquiatria, #urgencia, #emergencia, #humanizacao
