O governador Wilson Lima inaugurou, nesta sexta-feira (13/02), o Centro de lazer Noca e Maroca, no conjunto Ribeiro Júnior, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A entrega do espaço foi marcada por um baile de carnaval para idosos e reuniu grupos atendidos por programas sociais e moradores da comunidade.
Obra e estrutura
Com investimento de R$ 1,1 milhão, as obras foram executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O espaço foi totalmente reformado e passou a oferecer estrutura voltada ao esporte, lazer e convivência, incluindo área para aulas de zumba, quadra de areia para futevôlei, espaço coberto para eventos, banheiros, chuveiros, playground, academia ao ar livre, mesas de jogos e bancos de praça, em uma área total de 550 metros quadrados.
A entrega do NOVO centro atende a uma demanda antiga dos moradores: a área onde hoje funciona o equipamento era considerada de risco e não tinha infraestrutura adequada para atividades comunitárias. A comunidade aguardava um espaço público de convivência há mais de três décadas.
Homenagem e participação dos moradores
O nome do centro homenageia um dos primeiros casais de moradores do conjunto. Uma das homenageadas, Maria da Conceição Girão de Araújo Cruz, conhecida como Maroca, de 86 anos, foi uma das primeiras moradoras da comunidade e participou da solenidade. Maroca disse: “É muito importante para o conjunto porque faz tempo que viemos pra cá, em 89, e muitas coisas assim não tinham aqui. Vai ser muito bom, daqui pra frente vai ser melhor ainda do que o que já tinha. Aprovei, é muito bonito aqui”.
Ainda durante a inauguração, a técnica em contabilidade Sonia Nelles, de 66 anos e integrante do grupo Sempre Jovem, ressaltou a importância do NOVO espaço para a qualidade de vida dos moradores: “O meu sentimento é de um espaço realizado. Talvez os moradores queriam esse espaço e agora estão tendo. Graças ao nosso governador, as pessoas vão ter condições de praticar atividade física. É pelo corpo e pela mente também, porque as pessoas que praticam atividade física têm outro viver da vida, têm outra diversão. Então esse espaço é muito importante para toda a comunidade da zona norte”.
Atividades e público atendido
Durante a inauguração, três grupos de idosos atendidos pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) participaram do baile: trabalho com Alegria, do bairro Monte das Oliveiras; Sempre Jovem, do bairro NOVO Aleixo; e Idade Renovada, da Cidade de Deus.
Política de requalificação e inclusão
A obra integra o conjunto de ações do Governo do Amazonas voltadas à requalificação urbana e à inclusão esportiva e social. Apenas em 2025, o Estado revitalizou 14 espaços esportivos, sendo oito na capital e seis no interior. Desde 2021, já foram revitalizados 45 espaços esportivos em todo o Amazonas, com investimentos que somam R$ 49,7 milhões.
Participaram da solenidade os deputados estaduais Cabo Maciel, João Luiz e professora Jacqueline; o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo; a titular da SEJUSC, Jussara Pedrosa; o secretário de Desporto e lazer, Diego Américo; além de lideranças comunitárias e representantes de órgãos estaduais.
O NOVO equipamento passa a oferecer à comunidade opções de esporte, lazer e convivência, além de abrigo para atividades promovidas por associações locais e programas sociais.
Assuntos nesse artigo:
#centrodelazernocaemaroca, #centrodelazer, #wilsonlima, #Manaus, #cidadenova, #ribeirojunior, #UGPE, #sedurb, #SEJUSC, #esporte, #lazer, #convivenciacomunitaria, #futevolei, #zumba, #playground, #academiaaolivre, #investimento, #maroca, #idosos, #revitalizacao

