O governador Wilson Lima entregou, nesta quinta-feira (29/01), a ampliação do centro de saúde Mental do Amazonas (Cesmam), no bairro Planalto, zona oeste de Manaus. A obra elevou em 125% a capacidade de internação, de 16 para 36 leitos, e incluiu novas estruturas de apoio para o atendimento especializado.
infraestrutura e investimento
A entrega ocorreu durante o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre o cuidado com a saúde mental. Conforme o governo, o Cesmam passou a contar com prédio administrativo exclusivo, farmácia satélite, laboratório, sala de terapia ocupacional, solarium, além de cozinha e refeitório para servidores, para fortalecer o suporte assistencial e a organização dos serviços.
O investimento total é de R$ 13,5 milhões, com recursos da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), do Fundo de infraestrutura e Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Fideam) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
De acordo com a nota do governo, novas intervenções estão previstas, incluindo reforma e adequação da recepção, hall de entrada, corredores, copa de distribuição, refeitório de pacientes e sanitários, com ajustes de layout e adequações nas instalações do prédio atual.
Participaram da solenidade o deputado federal Fausto Júnior; os deputados estaduais George Lins, Dr. Gomes e professora Jacqueline; os vereadores Alan Campelo, Diego Afonso e Saimon Bessa; a secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Menezes, representando a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud; o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo; Arlindo Gonçalves Júnior, defensor coordenador do Nudesa/DPE-AM; além de secretários de Estado, profissionais da saúde e demais autoridades.
O governador afirmou: “Nosso objetivo principal é fazer com que a gente esteja cada vez mais inserido nesse processo de humanização e de acolhimento, não só do paciente, mas também da família e da comunidade. É disso que trata o atendimento à saúde mental: um compromisso de toda a sociedade. Cuidar da saúde mental é cuidar da vida e das pessoas.”
Atendimento e fluxo clínico
A porta de entrada do Cesmam é o pronto atendimento, onde o paciente em crise passa por classificação de risco e avaliação multiprofissional. Após a triagem, o usuário segue o fluxo interno conforme a necessidade clínica identificada.
O paciente PODE permanecer em observação por até 24 horas, com possibilidade de alta ou internação breve, que PODE durar até 15 ou 20 dias, conforme preconiza a reforma psiquiátrica. Com a ampliação, os leitos de observação passaram de 3 para 13, reforçando a capacidade de resposta da unidade.
Após a alta hospitalar, o paciente é referenciado para continuidade do cuidado na REDE de atenção básica e especializada. Em Manaus, o Estado mantém o Caps Silvério Tundis, que atua em apoio à REDE de Caps da Prefeitura de Manaus. O governo também oferece atendimento ambulatorial especializado presencial em policlínicas e disponibiliza, por meio do saúde AM Digital, consultas por Telessaúde em psicologia geral e pediátrica, psiquiatria geral e pediátrica, além de outras especialidades de apoio.
Outra unidade da REDE estadual é o Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Aziz, que oferece internação voluntária por até 90 dias, conforme plano terapêutico definido.
Contexto da política pública
O Cesmam foi inaugurado em agosto de 2022, substituindo o antigo Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER), desativado em conformidade com a reforma psiquiátrica, que prioriza internações breves e acompanhamento comunitário em substituição ao modelo de longa permanência. Com a ampliação, o governo aponta avanço na política de saúde Mental e no fortalecimento da REDE de Atenção Psicossocial (RAPS).
Assuntos nesse artigo:
#cesmam, #saudemental, #Manaus, #amazonas, #leitos, #internacao, #janeirobranco, #wilsonlima, #sesam, #fideam, #UGPE, #sedurb, #raps, #caps, #silveriotundis, #centrodereabilitacao, #ismaelaziz, #saudeamdigital, #telessaude, #psicologia

