Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Ação da Semsa no combate à obesidade reúne 150 participantes na zona Leste de Manaus
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Ação da Semsa no combate à obesidade reúne 150 participantes na zona Leste de Manaus

27/03/2026
Compartilhar

A Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa, promoveu atividade no Disa Leste com foco no combate à obesidade e ao sedentarismo.

Usuários da zona Leste participaram de uma ação de saúde com foco no combate à obesidade e ao sedentarismo, promovida pela Prefeitura de Manaus por meio da Secretaria Municipal de saúde (Semsa). A atividade ocorreu nessa quinta-feira, 26/3, na sede do Distrito de saúde (Disa Leste), no bairro Jorge Teixeira, e reuniu aulas de zumba e ginástica junto a serviços de saúde e bem-estar.

Participação e atividades

Participaram da ação 150 comunitários, entre adultos e idosos, integrantes de grupos de atividades físicas de cinco unidades de saúde vinculadas ao Disa Leste da Semsa. A programação incluiu aulas de zumba e de ginástica, além de aferição de pressao arterial, medição de glicemia capilar, avaliação antropometrica e cálculo da massa corporal, ventosaterapia e auriculoterapia.

Conforme a diretora do Disa Leste da Semsa, Rosângela Castro, a atividade reuniu integrantes de grupos coordenados por cinco unidades da Semsa: USF Severiano Nunes, USF Gebes Medeiros Filho, USF Maria Leonor Brilhante, USF Fábio do Couto Valle e USF Avelino Pereira. Rosângela afirmou que os usuários levam informação sobre atividade física e alimentação saudável para familiares e vizinhos, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas.

Objetivo e orientação técnica

A chefe do Núcleo de Atenção à saúde das Pessoas com Doenças Respiratórias, Obesidade e Neoplasias, Lilian Paula Lima, informou que a Semsa tem reforçado ações de prevenção, controle e manejo clínico da obesidade, além de estimular a prática de atividades físicas ao longo do mês em referência ao Dia Mundial da Obesidade.

Lilian ressaltou que o combate à obesidade é essencial para prevenir doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e para melhorar a saúde mental e a longevidade. “Queremos sensibilizar a população, por meio de atividades com profissionais de educação física e de ações de educação, orientando os usuários sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas”, afirmou.

O responsável técnico pelo Núcleo do Disa Leste, André Cordovil, explicou que os grupos de atividades físicas vinculados à REDE básica de saúde têm ao menos duas reuniões semanais, nas quais os usuários realizam ginástica, alongamento e outras práticas corporais, e recebem orientações sobre nutrição e bem-estar. André disse que os grupos são abertos a usuários idosos e adultos a partir dos 18 anos, nas unidades com equipes Multiprofissionais (eMulti), e que a participação inclui avaliação médica inicial e elaboração de plano de trabalho pela equipe de saúde.

Depoimentos dos participantes

Uma das usuárias presentes, Celeste Maria Barros, 65 anos, integrante do grupo da USF Maria Leonor Brilhante, relatou que entrou no grupo há sete anos após a aposentadoria. “Entrei no grupo para não ficar sedentária, ter mais qualidade de vida e conhecer pessoas. Hoje, tenho também mais saúde, antes eu tinha dor de coluna e até tomava remédios. Agora, não sinto mais dor, graças aos exercícios físicos que pratico no grupo”, disse.

A aposentada Clarice Alves Pantoja, 60 anos, que iniciou a prática na USF Fábio do Couto Valle há um ano, também relatou melhora na disposição e na qualidade de vida. “Antes, eu vivia na cama e ficava cansada de estar em casa. Hoje, tenho muito mais disposição e minha vida melhorou muito”, concluiu.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Assuntos nesse artigo:

#obesidade, #sedentarismo, #Manaus, #Semsa, #disaleste, #jorgeteixeira, #gruposdeatividadesfisicas, #usfseverianonunes, #usfgebesmedeirosfilho, #usfmarialeonorbrilhante, #usffabiodocoutovalle, #usfavelinopereira, #zumba, #ginastica, #glicemia, #pressaoarterial, #avaliacaoantropometrica, #massacorporal, #ventosaterapia, #auriculoterapia

Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Semmas promove 1º Encontro para Viveiristas em Manaus para orientar produção de mudas e regularização

26/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras de drenagem na rua L1, Compensa, após rompimento de rede causado pelas chuvas

26/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção na drenagem da Avenida Manoel Marques para melhorar escoamento e fluxo

26/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação da rede de drenagem na rua Ouro Preto após chuvas

26/03/2026
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera área afetada por erosão na avenida Nepal, Nova Cidade, com tubulação de 15 metros

26/03/2026
Prefeitura de Manaus

Recuperação de erosão na avenida Nepal em Manaus busca recompor drenagem e segurança no Nova Cidade

26/03/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus