Vice-prefeito Renato Junior reinaugura a escola municipal Nossa Senhora da Paz em Manaus, um evento aguardado por 20 anos. Localizada na rua João Alfredo, no bairro da Paz, zona Oeste, a escola foi totalmente revitalizada e modernizada, atendendo agora 852 estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 15 salas de aula. A equipe é composta por 25 professores e uma estrutura administrativa e pedagógica completa.
O vice-prefeito Renato Junior afirmou que a prefeitura tem se dedicado a intensificar as obras de revitalização nas escolas da REDE municipal, com mais de 80% das unidades já reformadas. Ele destacou: “A Prefeitura de Manaus segue com um amplo programa de reformas e reconstruções das escolas. Já revitalizamos mais de 80% da REDE e o nosso compromisso é continuar levando infraestrutura de qualidade para todos os bairros”.
O secretário municipal de educação, Júnior Mar, complementou que os investimentos em infraestrutura têm promovido transformações no ambiente escolar, refletindo na melhoria da educação em Manaus, evidenciada pela ascensão no Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb). “Esses investimentos melhoram a qualidade de vida do professor e oferecem ao estudante um espaço mais propício para aprender. Desde o primeiro mandato do prefeito David Almeida, já reformamos 367 escolas. Saímos da 13ª para a 5ª colocação nacional no Ideb, resultado do trabalho de uma equipe que faz a diferença na sala de aula”, enfatizou Júnior Mar.
A estrutura da escola foi inteiramente renovada, com 2.635 metros quadrados de área total e 1.403 metros quadrados construídos. As melhorias incluem acessibilidade, conforto térmico e segurança, oferecendo melhores condições para o ensino e a aprendizagem. As intervões principais da reforma incluiram a substituição das telhas de barro por telhas termoacústicas, reforma da cozinha e banheiros, e modernização das salas de aula, que agora contam com NOVO revestimento cerâmico, forro, REDE elétrica e iluminação. Novos aparelhos de ar-condicionado foram instalados, o poço artesiano foi reativado e reforços de segurança foram implementados com fechamento em alvenaria e novas grades de proteção.
Socorro Medeiros, gestora da escola, expressou sua alegria ao dizer que a reforma era um sonho antigo da comunidade, aguardado por mais de duas décadas. “Esperávamos por esta reforma há mais de 20 anos. Era difícil trabalhar durante o período chuvoso, mas nunca perdemos a esperança. Hoje, temos uma escola praticamente reconstruída, com estrutura de qualidade para nossos alunos. É um grande presente para toda a comunidade”, afirmou Socorro.
O estudante do 2º ano, Pedro Henrique Passos, também se mostrou encantado com as mudanças. “A escola ficou muito legal depois da reforma. Está tudo arrumado. O que eu mais gostei foi do banheiro e do refeitório, estão muito bonitos”, comentou.
A obra também incluiu pintura geral, recuperação das calçadas internas e externas, instalação de novas lixeiras e bebedouros, substituição das portas de madeira por metálicas com visor, além da identificação das salas.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/ Semed
Foto – Clóvis Miranda/Semcom e Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCzWZg e https://flic.kr/s/aHBqjCzWBC
Assuntos nesse artigo: #viceprefeito, #Manaus, #escola, #educação, #reforma, #infraestrutura, #ensino, #comunidade, #professores, #alunos, #qualidade, #ideb, #secretaria, #modernização, #conforto, #acessibilidade, #melhoria, #estrutura, #paz, #renovação, #_secretário

