A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) divulgou na manhã desta terça-feira (9/12) os resultados do Vestibular 2025 (acesso 2026) e do Sistema de Ingresso Seriado (SIS). A divulgação ocorreu na Reitoria da UEA e os nomes dos aprovados também foram publicados no site www.uea.edu.br.
Comemoração na Reitoria e histórias dos aprovados
A divulgação reuniu candidatos e familiares em uma cerimônia que incluiu apresentação do Tubones Coral. Durante o anúncio, mãe e filha Daise Tury e Laís Tury foram aprovadas em cursos diferentes: Daise em Pedagogia e Laís em matemática. Laís, 17 anos, disse que a aprovação foi gratificante: “A minha mãe não fez faculdade devido ao meu nascimento. Ela resolveu dedicar a vida dela para cuidar de mim. A gente resolveu fazer a prova juntas e estou muito feliz, muito orgulhosa, porque desejo as melhores coisas para ela e sei que ela vai ser uma professora incrível.”
Daise, 38 anos, afirmou que esperava a aprovação da filha, mas não a própria: “Depois de criar minhas filhas, eu resolvi prestar o vestibular mais uma vez e não esperava a minha aprovação. Eu esperava o resultado positivo dela, mas o meu não esperava. Fiquei realmente surpresa.”
Números e sequência do processo seletivo
A UEA informou que, em 2026, mais de 3,8 mil futuros calouros ingressarão na instituição, distribuídos entre Vestibular e SIS. Os processos seletivos registraram 83.970 inscrições, o maior número desde 2015. Segundo o reitor André Zogahib, “isso mostra o quanto a Universidade do Estado do Amazonas tem se colocado como uma universidade de qualidade, uma instituição que, de fato, é extremamente determinante para o desenvolvimento do Estado do Amazonas e da região Norte do nosso país.”
O diretor em exercício da Comissão Geral de Concursos da UEA, Jonas Alves, informou que, a partir da divulgação dos resultados, começam as convocações e o edital de matrícula. De acordo com Jonas Alves, “a partir de amanhã já começam os procedimentos e envio de documentação, no caso, por exemplo, de bancas de verificação, Pessoas com Deficiência e heteroidentificação.”
Primeira turma de Inteligência Artificial
A universidade iniciará em 2026 a primeira turma do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, oferecido em Parintins e Itacoatiara, com 60 vagas — 30 para cada cidade. Fábio Henrique Gadelha, 17 anos, selecionado em Itacoatiara, disse que a aprovação representa a continuidade da formação em tecnologia e informática e a chance de contribuir com a sociedade.
Os resultados do Vestibular e do SIS estão disponíveis em www.uea.edu.br, onde constam também as informações sobre editais e prazos para matrícula.
Assuntos nesse artigo:
#uea, #vestibular, #sis, #2026, #aprovados, #3800aprovados, #laistury, #daisetury, #pedagogia, #matematica, #reitoria, #tubonescoral, #andrezogahib, #jonasalves, #inteligenciaartificial, #Parintins, #Itacoatiara, #bacharelado, #inscricoes83970, #tecnologiaeinformatica

