Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Trabalho de prevenção e gestão da judicialização da saúde no SUS será um dos representantes da Semsa em mostra estadual
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Trabalho de prevenção e gestão da judicialização da saúde no SUS será um dos representantes da Semsa em mostra estadual

08/04/2025
Compartilhar

O trabalho “Estratégias para a Prevenção e Gestão da Judicialização da Saúde no SUS: A Experiência do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) em Manaus”, é um dos dez que irão representar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, na 6ª Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS!, marcada para os dias 7 e 8/5, como uma experiência bem-sucedida.

Programa nacional proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) foi instituído no Amazonas por meio de um convênio entre o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), a Semsa e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), garantindo a integração entre o Judiciário e a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O representante da Semsa no NatJus, médico Daniel Magalhães Oliveira, explica que o programa é vinculado ao Comitê Estadual de Saúde, o que possibilita o intenso diálogo entre o Executivo e o Judiciário.

“O NatJus é um instrumento para consulta dos magistrados durante processos que envolvem a judicialização da saúde, como solicitação de equipamentos, medicamentos e serviços de saúde públicos ou privados. Durante o processo, o juiz pode solicitar uma manifestação técnica do NatJus sobre o tema, consultando especialistas na área quando há necessidade. Com isso, a tomada de decisão é feita baseada em evidências científicas e o direito à saúde é efetivado com equilíbrio e justiça”, apontou Oliveira.

A partir da solicitação dos juízes, pareceres técnicos são elaborados por uma equipe multiprofissional composta por médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros especialistas em saúde, utilizando como base protocolos clínicos, diretrizes do SUS, evidências científicas, normativas vigentes e ouvindo os gestores das pastas.

Daniel Oliveira destaca que o NatJus produziu 1.328 manifestações técnicas no ano passado, representando um aumento de 49% em relação ao registrado em 2023. Entre essas manifestações, 554 correspondem a Respostas Técnicas, 347 Notas Técnicas e 427 Cumprimentos de Decisões.

“Desse total, 50% foram acerca de medicamentos. Muitas vezes esse tipo de demanda tem relação com os medicamentos que são de tecnologia nova e que ainda não foram incorporados no SUS. Nesses casos, há indicação para o paciente, mas ainda não houve tempo do medicamento passar por toda a análise necessária para ser incorporado ao SUS. Por meio da análise do NatJus, zelando pela universalidade e equidade no SUS, é possível criar uma via para que o usuário possa acessar essa nova tecnologia”, afirma Daniel Oliveira.

Entre os resultados positivos do NatJus, o médico também cita a geração de uma economia de R$ 6.365.457,83 para o erário público, apenas no ano de 2024, ainda fornecendo as melhores alternativas de tratamento e pautado na melhor evidência científica em saúde para cada caso, reduzindo o risco de fornecimento de tratamento inadequados ou sem comprovação científica.

“Nas manifestações técnicas, o NatJus propõe soluções, o que torna possível resolver a demanda do usuário e com isso o processo judicial é considerado extinto, permitindo uma economia para o erário público, de acordo com o valor da causa. Assim, é possível evitar gastar dinheiro público quando não há necessidade e ceder acesso à tecnologia para pessoas que realmente precisam, mesmo que ainda não tenham tido tempo de incorporação ao SUS”, enfatiza Daniel.

De acordo com o médico, o trabalho “Estratégias para a Prevenção e Gestão da Judicialização da Saúde no SUS: A Experiência do Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NatJus) em Manaus” irá concorrer na 6ª Mostra Amazonas, Aqui Tem SUS! como uma experiência bem-sucedida.

“Dez experiências apresentadas pelo município foram selecionadas para a mostra estadual e, dependendo do resultado, terão a oportunidade de representar Manaus na mostra nacional”, concluiu Daniel.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 08/04/2025 08/04/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Zona Leste em novo endereço a partir de segunda-feira, 7/7

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apoia ‘Festival Cultural São João na Zona Leste’ e valoriza a cultura local

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 245 vagas de emprego nesta segunda–feira, 7/7

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida celebra 1 ano do Parque Gigantes da Floresta com 30 mil pessoas e 12 toneladas de alimentos arrecadados

05/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura desarticula 35 lixeiras irregulares no segundo dia de operação em Manaus

05/07/2025
Prefeitura de Manaus

Primeira edição do ‘Manaus Cidadã’ realiza 6 mil atendimentos na zona Leste

05/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus