Temas relacionados a logística e ao transporte de cargas na região foram pautados na reunião
Durante a reunião virtual, pertencente à série Diálogos Amazônicos, um webinar promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, traçou um breve histórico sobre os investimentos destinados ao estabelecimento de aeroportos nos demais municípios do Amazonas, e salientou sua importância para a realidade amazonense.
“Os aeroportos na Amazônia são vitais para a nossa sobrevivência, mas principalmente, são importantíssimos para nosso desenvolvimento econômico,” destacou o titular da pasta.
A questão da estiagem também foi citada no decorrer do encontro. Sobre o assunto, Serafim Corrêa apontou soluções para a questão logística na região em tempos de seca, referindo-se aos aeroportos como importantes ferramentas para a viabilização do transporte de cargas pelo Amazonas.
“Vejo que há o avanço desse nicho (aéreo) para superar esse gargalo. É melhor pagarmos um frete um pouco maior do que ficarmos sem poder entregar mercadoria operante. Todos nós fomos pegos de surpresa em 2023, com uma seca naquele nível. Esperamos que este ano o impacto seja bem menor”, destacou.
O webinar foi mediado pelo professor da FGV EESP, Márcio Holland, e contou também com a participação do coordenador comercial de terminal de cargas da VINCI Airports, Pietro Aires.