Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Teatro da FUnATI emociona público com espetáculo sobre a cultura amazônica em fórum nacional
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Teatro da FUnATI emociona público com espetáculo sobre a cultura amazônica em fórum nacional

24/10/2025
Compartilhar

Apresentação ocorreu no 18º Fórum Nacional da terceira idade

Foto: Juliana Cupini/FUnATI  

O grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), levou música, regionalismo e emoção ao palco do 18º Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da terceira idade de Instituições de ensino Superior, na quinta-feira (23/10), com a apresentação do espetáculo “Boi-bumbá Ribeirinho: Exaltação ao Homem da Floresta”.

A apresentação ocorreu no Salão de Atos, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCS) e reuniu representantes de instituições de todo o país.

Dirigido pela professora Lilian Machado, o espetáculo é uma vibrante homenagem à diversidade cultural amazônica, explorando elementos da tradicional festa do boi-bumbá por meio das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, ícones da cultura popular do Amazonas. “Fazer uma apresentação em que a gente PODE levar para outro público e espaço, valoriza o trabalho e principalmente aos atores, isso faz com que o grupo ultrapasse os muros e mostre para outras pessoas aquilo que a gente faz”, disse.

Foto: Juliana Cupini/FUnATI  

Com um elenco formado por 21 integrantes, o grupo encantou o público ao interpretar personagens emblemáticos da festividade, como o pajé, a cunhã-poranga, o porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha da fazenda, o amo do boi e o bumbá da FUnATI, carinhosamente chamado de Ribeirinho.

A apresentação reforça o compromisso da FUnATI com o envelhecimento ativo, o protagonismo da pessoa idosa e a valorização das tradições culturais da região amazônica. Além disso, destaca a potência da arte como ferramenta de inclusão, expressão e fortalecimento de vínculos sociais.

Foto: Juliana Cupini/FUnATI  

Geronturismo FUnATI

Além do grupo de teatro, uma comitiva de alunos do curso de Geronturismo da FUnATI, sob a coordenação da professora Socorro Gomes, também participou das atividades do evento. Durante a viagem, os alunos realizaram um tour cultural pela capital Porto Alegre, conhecendo pontos históricos e culturais da cidade, numa experiência que integrou aprendizado, convivência e troca de saberes.

O intercâmbio proporcionou momentos de aprendizado, socialização e bem-estar, evidenciando que o ato de viajar PODE ir além do lazer , sendo também uma oportunidade de educação, inclusão e fortalecimento da autonomia da pessoa idosa. A iniciativa integra as ações pedagógicas do curso de Geronturismo, que busca estimular o olhar sensível e técnico dos alunos sobre o potencial transformador do turismo voltado à longevidade.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Estudantes de Manaus transformam aulas de química em podcasts e criam rádio escolar, com o apoio do Governo do Amazonas

10/04/2026
Governo do Amazonas

Impactos do mercúrio mobilizam discussões sobre saúde na Amazônia

10/04/2026
Governo do Amazonas

“Fico muito feliz por ter esse espaço”, diz mãe atípica sobre inauguração do Centro de Atenção Integral Juventude TEA

10/04/2026
Governo do Amazonas

Corpo de Bombeiros e Concessionária de Aeroportos na Amazônia realizam reunião técnica sobre atuação no Eduardo Gomes

10/04/2026
Governo do Amazonas

PMAM apreende 13,4 toneladas de entorpecentes e captura 390 foragidos da Justiça no primeiro trimestre do ano

10/04/2026
Governo do Amazonas

FUnATI incentiva prática esportiva e celebra conquista de aluna em maratona

10/04/2026
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus