O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), promoveu 187 cursos entre janeiro e dezembro de 2025, sendo 173 cursos aplicados em seis municípios do estado. As atividades, ministradas por profissionais especializados em agricultura, pecuária, avicultura e extrativismo, alcançaram 4.032 participantes e tiveram como objetivo a atualização técnica e a melhoria da produção e da renda no setor primário.
Atuação municipal e público atendido
As capacitações foram realizadas em Manaus, Rio Preto da Eva, Humaitá, Santo Antônio do Içá, Amaturá e Manaquiri. Manaus concentrou o maior número de beneficiados, com 2.860 produtores rurais atendidos pela SEPROR.
De acordo com o secretário da SEPROR, Daniel Borges, “As capacitações levam conhecimento e incentivo por meio de boas práticas aos nossos produtores, proporcionando melhoria de renda e viabilizando a aplicação continuada das orientações”.
Presença em eventos do setor
Além dos cursos nos municípios, a secretaria participou de eventos agropecuários. Na 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) a SEPROR ministrou 48 palestras, alcançando 601 estudantes e visitantes. Na IX Feira de Agronegócios da Nilton Lins, a secretaria ofereceu 31 ações ao longo de três dias, entre palestras, oficinas, workshops e cursos, com a participação de 518 estudantes universitários.
Cursos com maior procura
Entre os cursos mais procurados em 2025 estão: oficina de biofertilizantes, boas práticas no cultivo da melancia, horta caseira e curso de compostagem.
Como solicitar capacitações
Produtores interessados em receber capacitações em suas comunidades devem estar vinculados a uma associação. O pedido precisa ser formalizado por meio de ofício, especificando o curso desejado, e enviado para protocolo@SEPROR.am.gov.br.
Assuntos nesse artigo:
#SEPROR, #producaorural, #produtoresrurais, #capacitacao, #cursos, #amazonas, #Manaus, #riopretodaeva, #humaita, #santoantoniodoica, #amatura, #Manaquiri, #expoagro, #feiradeniltonlins, #agropecuaria, #biofertilizantes, #hortacaseira, #compostagem, #melancia, #agriculturafamiliar
