Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências

21/05/2025
Compartilhar

Parceria visa qualificar ainda mais o atendimento do Estado

Foto: Gabriel Machado e Suelen Gonçalves/Sejusc

O atendimento humanizado a sobreviventes de violência é um objetivo comum no Governo do Amazonas, por isso, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) estão capacitando agentes que atuam no atendimento direto a mulheres sobreviventes de violências, a fim de fortalecer a humanização e evitar revitimização.

De terça a quinta-feira (20 A 22/05), psicólogas, advogadas e assistentes sociais que atuam no Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (Cream) e nas unidades do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) discutem “Violência baseada em gênero: como garantir acesso e proteção integral às sobreviventes?”, no auditório da Sejusc, na zona centro-sul de Manaus.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Syrlan Picanço, explica que a capacitação é para fortalecer as profissionais quanto ao empoderamento das mulheres e, principalmente, estabelecer um fluxo com serviço humanizado e o entendimento de cada violência.

“Nós temos o Sapem e o Cream, que são portas de entrada, em que essas mulheres podem ser encaminhadas de uma maneira espontânea ou elas mesmas indo buscar atendimento. O Sapem e o Cream são fundamentais para que essas mulheres sejam atendidas e acompanhadas quanto a essa situação de violência”, detalha a secretária.

Temas

O curso aborda, entre outros pontos, as normas legais de proteção e enfrentamento à violência baseada no gênero; prevenção e enfrentamento à violência de gênero; fluxo de referência; tráfico de pessoas; papel do SAVVIS e da rede de proteção.

A especialista em Violência Baseada no Gênero, Jaqueline Oliveira, do UNFPA, diz que o diferencial desta formação é que ela é focada em pessoas que já conhecem e vivem a realidade da violência de gênero todos os dias. “A ideia é a gente discutir desde o acolhimento, a avaliação das necessidades da rede, o encaminhamento e o encerramento destes casos. A discussão é minuciosa de como fazer esse acolhimento, quais são as necessidades, cada casa é um caso, ou seja, cada sobrevivente é uma sobrevivente” observa.

“O grande desafio que nós temos hoje é o trabalho para além dessa rede, que hoje é muito forte e consolidada no estado do Amazonas. A gente precisa ter um olhar holístico das outras pessoas que acompanham essa rede, ou seja, a gente precisa também chamar para cá a saúde, a educação, a justiça e outros equipamentos”, emenda a especialista.

Atendimento humanizado

Fotos: Gabriel Machado e Suelen Gonçalves/Sejusc

Lidando com sobreviventes de violências diariamente, Ana Paula Lustosa, psicóloga do Cream, viu na capacitação a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos. Ela acredita que o curso é importante em todos os setores que trabalham com o público.

“Você precisa estar atento aos sinais quando você for receber essas pessoas. E, nesse caso específico, são mulheres, vítimas de violência doméstica. É preciso estar aqui junto em um grupo para pegar informações, porque assim, por mais que você tenha ali uma carga de atendimento, receba, atenda, tenha ideia de como encaminhar, é sempre bom acrescentar”, avalia a participante.

O post Sejusc e UNFPA promovem capacitação para agentes que atuam no atendimento a mulheres sobreviventes de violências apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Redação Informe Manaus 21/05/2025 21/05/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Desenvolvimento sustentável: Governo do Estado lança o Plano ABC+ Amazonas 2025

08/07/2025
Governo do Amazonas

Em Brasília, governador Wilson Lima propõe acordo de cooperação técnica com o Incra para avançar na regularização fundiária em Apuí

08/07/2025
Governo do Amazonas

Saúde fortalece monitoramento para ampliar resposta a vírus respiratórios no Amazonas

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas inicia modernização da iluminação pública de Jutaí e Japurá

08/07/2025
Governo do Amazonas

Governo do Estado abre novo credenciamento para ampliar oferta de cirurgias ginecológicas, dermatológicas e vascular

08/07/2025
Governo do Amazonas

Credenciamento da imprensa para o 67º Festival Folclórico do Amazonas será nos dias 9 e 10 de julho

08/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus