A ação evidencia o alinhamento da gestão com princípios de transparência
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedento) promoveu, nesta terça-feira (14/05), palestra sobre Ouvidoria e Controle Social voltada aos servidores do órgão. O evento aconteceu no auditório da sede da secretaria, localizada na avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A palestra contou com a participação de técnicos da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos servidores sobre os mecanismos de controle interno.
A secretária-executiva de Administração e Finanças, Ana Bessa, destacou a relevância da iniciativa e a necessidade de promover momentos de formação contínua dentro da Secretaria.
“Mais uma vez realizamos uma palestra sobre um tema essencial da nossa. É fundamental que os servidores compreendam suas funções e também conheçam o papel da ouvidoria, que vai além das reclamações e está disponível à população como canal de diálogo. A palestra foi muito produtiva, com palestrantes de alto nível que esclareceram os temas com eficiência”, afirmou.
A programação contou com a participação do subcontrolador geral de Transparência e Ouvidoria, Albefredo Melo, que ressaltou os aspectos técnicos e práticos da atuação da ouvidoria pública, bem como a importância do engajamento institucional no fortalecimento dos sistemas de controle.
“A ouvidoria é uma ferramenta democrática, que permite à população participar da gestão pública. Por meio das manifestações, os gestores podem compreender as demandas sociais e tomar decisões mais assertivas. A participação dos servidores e secretários da Sedecti neste debate foi fundamental para fortalecer essa compreensão”, destacou Albefredo Melo.
Esteve palestrando no evento também, a subcontroladora geral de Controle Interno da CGE, Lúcia Magalhães que enfatizou que a eficácia do controle interno e o envolvimento coletivo dentro das instituições públicas.
“Nossa principal atividade é a realização de auditorias internas e governamentais. O sistema de controle interno só funciona quando todos se sentem parte dele. Esse foi o foco da minha fala, e acredito que conseguimos despertar essa reflexão nos participantes”, afirmou.
A capacitação foi organizada pela Gerência de Capacitação (GCAP) e o Departamento de Desenvolvimento Organizacional e Finanças (DDOF), que integra o cronograma de formações internas da Sedecti para o ano de 2025.