Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sedecti promove nova edição dos Diálogos de Bioeconomia em Parintins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti promove nova edição dos Diálogos de Bioeconomia em Parintins

04/09/2025
Compartilhar

O evento agregou representantes de diversos setores em prol de debates em torno do desenvolvimento sustentável no município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou, nesta quinta-feira (04/09), uma nova edição dos Diálogos  no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os eventos são voltados para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia e reúnem diversos agentes da sociedade civil em torno de discussões voltadas ao desenvolvimento sustentável em cada município. 

Representando a Sedecti na ocasião, a gerente do Departamento de Bioeconomia e Ações Estratégicas (DBA), Giovanna Libânia,  deixou evidente a importância da participação feita por representantes quilombolas, indígenas, professores e estudantes das universidades locais, representantes de instituições públicas e produtores no decorrer do evento.

“Estivemos aqui para ouvir as contribuições e identificar a realidade de quem vive direta ou indiretamente da bioeconomia aqui em Parintins. Essas pessoas identificaram a importância do evento como um trabalho colaborativo, construído com várias mãos. Dessa forma vamos conseguir desenvolver o estado do Amazonas de maneira justa e participativa”, afirmou Giovanna.

A professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Marklize Siqueira, salientou a importância da escuta durante os Diálogos e parabenizou a secretaria pelo incentivo a realização dos eventos, levando em consideração a realidade e as necessidades enfrentadas pela população do estado em relação ao contexto da bioeconomia local. 

“Essa atividade está sendo incrível e acredito que, sem consultar a população e sem ouvir as demandas sociais e econômicas da população, é impossível construir um plano de bioeconomia que atenda a realidade e os interesses do povo amazonense. Esse momento de diálogo e escuta é fundamental para que esse Plano possa ser a cara do povo do Amazonas”, ressaltou Marklize.

A coordenadora de educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sedema), Karoline Fernandes, destacou a aliança entre bioeconomia e educação como uma ferramenta de auxílio para a preservação da região, e reafirmou a necessidade de construir políticas que possuem como objetivo central o fomento à sustentabilidade na esfera econômica.

“A educação ambiental não serve apenas para impedir o desmatamento e a poluição, então o Plano de Bioeconomia vai fazer com que as pessoas ao redor do meio ambiente repensem suas práticas. Isso é de extrema importância pois começamos a pensar de maneira geral, não apenas nas atividades em si, mas em como ela vai se manter em diante. É preciso ter políticas públicas que dêem esse apoio”, afirmou Karoline. 

A representante do povo Sateré-Mawé e estudante do curso de serviço social pela UFAM, Cleiciane Costa Barbosa, citou a troca de saberes entre os povos originários e a população não indígena como uma forma de estabelecer a importância da escuta e da inclusão dos povos indígenas entre as discussões em torno do Plano.

“Esse evento é de suma importância porque nós, povos tradicionais, temos nossos conhecimentos que, muitas das vezes, não são reconhecidos pela ciência. Os conhecimentos ancestrais acabam sendo ignorados. Mas essa troca é muito boa por possibilitar que a população não indígena também insira novas tecnologias para que essa parceria traga algo sustentável para ambas as partes”, declarou Cleiciane.

O evento dos Diálogos realizado no município foi organizado por meio de uma parceria entre a Sedecti, a Prefeitura Municipal de Parintins e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fotos: Bruno Leão/ Sedecti

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti atua em debates sobre planejamento estratégico e futuro do país durante Fórum Nacional em São Luís

04/09/2025

PIB do Amazonas cresce 4,23% no 2º trimestre de 2025

04/09/2025
SEPLANCTI

No Maranhão, Sedecti discute institucionalização da Estratégia 2050 no XCIV Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento

04/09/2025
SEPLANCTI

Amazonas sobe no ranking do IBID e consolida liderança em inovação no Norte

03/09/2025
SEPLANCTI

Afeam abre inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação 2025

01/09/2025
SEPLANCTI

Sedecti participa de encontro sobre economia regional promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

28/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus