A campanha ocorre até quarta-feira (14/05) no Sesi – Clube do Trabalhador, na zona leste de Manaus
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), participou, nesta terça-feira (13/05), da abertura do Pit Stop Educativo para Motociclistas, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A ação integra a programação do movimento internacional Maio Amarelo 2025 e ocorre até quarta-feira (14/05), no Sesi – Clube do Trabalhador, no bairro São José 1, zona leste de Manaus.
Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, o secretário-executivo Gustavo Igrejas destacou a iniciativa e o papel das instituições públicas na promoção da educação e da segurança no trânsito.
“Essa parceria com a Abraciclo e o Detran-AM é fundamental para conscientizar os condutores sobre atitudes mais seguras. A mensagem central é desacelerar, ser mais cortês no trânsito e preservar vidas”, pontuou.
Durante a ação, foram realizadas blitzes com distribuição de materiais educativos, além de demonstrações práticas dos riscos de conduzir sob efeito de álcool, utilizando óculos com lentes especiais que simulam a embriaguez.
Além disso, os participantes tiverem acesso a simuladores de velocidade e equilíbrio, onde percorrem um trajeto com cones conduzindo um guidão conectado a um dispositivo de controle de movimentos. A experiência demonstra, na prática, como a redução da velocidade pode melhorar a percepção do condutor e prevenir acidentes.
O diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, reforçou o apelo à participação ativa da população na luta contra os altos índices de acidentes.
“Precisamos que a sociedade, especialmente as famílias, se envolvam. Não permitam que pessoas dirijam sem habilitação, sem capacete ou alcoolizadas. Cada acidente interrompe sonhos. Só com o engajamento coletivo poderemos mudar essa realidade”, alertou.
A iniciativa também contou com a presença do presidente da Abraciclo, Marcos Bento, que destacou o apoio das instituições envolvidas.
“Esse é um evento educativo voltado à conscientização e à segurança no trânsito. Agradecemos ao Governo do Amazonas, ao Detran e todas as autoridades que estão somando esforços para salvar vidas”, declarou.
Durante o Pit Stop, os agentes de fiscalização do Detran-AM também apresentaram os equipamentos utilizados nas operações de trânsito, como etilômetros (bafômetros), rádios comunicadores e impressoras. Técnicos da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) realizaram serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose e orientações sobre cuidados com a saúde, com foco nos trabalhadores que enfrentam longas jornadas de exposição solar.
A programação do Pit Stop Educativo segue até esta quarta-feira (14/05), das 8h às 16h, com uma série de atividades voltadas à conscientização dos motociclistas.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti