Mais de 2 milhões de pessoas visitaram o bosque ao longo das últimas três décadas
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) participou, na manhã desta terça-feira,(1º/04), da cerimônia de comemoração de 30 anos do Bosque da Ciência. Popularizando e difundindo a Ciência, o Bosque celebra também a consistência e a preservação da flora e fauna existentes na região, em uma área de 13 hectares de floresta única, dentro de campos limpos.
Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jeibi Medeiros, ressaltou o legado que o Bosque trouxe ao longo dos 30 anos em atividade.
“O Amazonas está bem servido em relação à divulgação da ciência, o bosque é um espaço que se dedica a educação ambiental e que evidencia nossa rica biodiversidade”, enfatizou o secretário.
O secretário-executivo frisa também a importância das divulgações e da incessante busca pelo desenvolvimento da diversidade biológica.
“Contamos com um grande potencial humano e, diante das pesquisas que surgem continuamente, é fundamental divulgar e promover a educação nas comunidades que mais necessitam”, explica Jeibi.
De acordo com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Henrique Pereira, ao longo dos 30 anos, mais de 2 milhões de pessoas já visitaram o Bosque, que se tornou uma excelente opção de lazer para a apreciação da natureza.
“O bosque é um dos principais programas do Inpa, ele veio com o objetivo de promover o acesso e a conscientização sobre a rica biodiversidade da região. A iniciativa busca não apenas aproximar o público da natureza, mas também proporcionar uma experiência educativa e transformadora, permitindo que as pessoas compreendam a importância da preservação ambiental e a diversidade de espécies que habitam o local”, disse o diretor.
Homenagem
Durante o evento, foram homenageados todos que contribuíram para a criação e desenvolvimento do espaço, além de ex-participantes do projeto “Pequenos Guias”, a proposta esteve de 1993 a 2010 atuando na educação ambiental com adolescentes que moravam no entorno do parque e ajudou a formar cidadãos conscientes sobre a importância do meio ambiente para a vida.
Atividades
Para os visitantes, foi montada uma programação especial de quarta a domingo (02 a 06 de abril) com mais de 50 atividades sobre a biodiversidade, conservação, sustentabilidade e poluição das águas amazônicas. São exposições, oficinas, visitas monitoradas, jogos, brincadeiras, planetário, e para os mais aventureiros terá até uma experiência imersiva de Um dia técnico no campo. Ver programação no anexo.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti