Primeira palestra da formação, realizada nesta quarta-feira (09/04), apresentou conceitos e aplicações práticas da IA com foco na modernização da gestão pública
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (09/04), uma palestra sobre capacitação em Inteligência Artificial, com o tema Inteligência Artificial: o que é, afinal?. O evento, realizado no auditório da secretaria, localizado na Avenida Urucará, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus, tem como proposta expandir a capacitação para outras secretarias do Governo do Amazonas nos próximos meses, com o objetivo de promover integração, inovação e modernização nas ações da administração pública estadual.
A palestra teve como foco apresentar algumas diretrizes, tais como: o que é IA, o que é processamento de linguagem natural, como usar a inteligência artificial no dia a dia, seu grau de maturidade, além de apresentar as funcionalidades do Manus AI, Operator e ChatGPT. A apresentação também abordou o início da IA no Brasil, destacando que, em 1992, a PUC-RJ deu os primeiros passos nessa área, desenvolvendo um programa capaz de reconhecer manuscritos e auxiliar em diversas áreas, iniciando, assim, a primeira rede neural em massa no país.
O secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedecti, Jeibi Medeiros, ressaltou que a palestra marca apenas o início de um processo. O objetivo é envolver todos os servidores da secretaria, garantindo que compreendam a importância da Inteligência Artificial e suas aplicações no contexto atual.
“Hoje foi realizada a primeira palestra do curso de IA. A proposta é engajar todos os funcionários da sede na mesma página, ou seja, fazer com que todos compreendam a ferramenta e seu potencial. Em breve, serão divulgadas as próximas etapas”, afirmou Jeibi.
O CEO da empresa Stec, Lucas Simões, foi o responsável pela apresentação. Ele enfatizou o passo a passo necessário para alcançar os resultados, destacando que a experiência tem sido excelente e que as próximas edições do programa tendem a ser ainda melhores.
“Aprender Inteligência Artificial hoje é essencial. O que estamos fazendo aqui é explorar todos os novos caminhos que a IA está seguindo, para onde ela vai e, principalmente, realizar exercícios práticos sobre como ensinar e potencializar a IA, e, mais importante, como interagir com ela”, afirmou Lucas.
Um dos participantes da palestra, o estagiário em engenharia no departamento de Tecnologia e Inovação da Sedecti, Pedro Miguel, ressaltou a importância da otimização no seu trabalho e a funcionalidade da IA no dia a dia.
“Ela é uma ferramenta muito importante no nosso setor, já que a IA é literalmente uma calculadora muito potente. Com ela, podemos inserir dados importantes, otimizando um trabalho que seria muito extenso, realizando-o em menos tempo”, enfatizou Pedro Miguel.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti