O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e buscar conhecimentos para a implementação de ações voltadas à gestão pública e ao desenvolvimento socioeconômico do município
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) recebeu, nesta segunda-feira (07/04), representantes da Prefeitura de Fonte Boa, liderada pelo prefeito Lázaro de Araújo de Almeida. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e buscar conhecimentos para a implementação de ações voltadas à gestão pública e ao desenvolvimento socioeconômico do município.
O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, destacou que o Governo do Amazonas está empenhado para promover o desenvolvimento econômico de cada município, além de emprego e renda na região. “Em nome do governador Wilson Lima, o que estiver ao nosso alcance, não mediremos esforços para ajudar cada município a prosperar e gerar renda para a população”.
Durante a reunião, o prefeito destacou que Fonte Boa tem buscado parcerias estratégicas para fomentar programas voltados à geração de emprego e renda, reconhecendo que o poder público, sozinho, não consegue suprir a demanda por postos de trabalho. “É preciso empreender, buscar o desenvolvimento tecnológico e utilizar as potencialidades econômicas do município para alcançarmos esse objetivo”, afirmou.
Entre as iniciativas em destaque, Fonte Boa é atualmente o maior produtor de pirarucu manejado do país, atuando fortemente dentro da Reserva Extrativista Mamirauá. O município também busca explorar o manejo do jacaré como alternativa sustentável e geradora de renda para comunidades locais, ressaltando o equilíbrio ecológico da região.
“Preservar é fundamental, mas precisamos olhar para o impacto ambiental causado pela superpopulação de jacarés, que tem afetado outras espécies e a economia local. O manejo responsável pode gerar benefícios sociais e econômicos, aproveitando desde a carne até a pele do animal”, pontuou.
No mês de maio, Fonte Boa receberá a equipe da Secretaria voltada à área de Bioeconomia, com o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas locais. Além disso, o município assinou, no início do ano, um termo de cooperação técnica com o Sebrae para o programa “Cidade Empreendedora”, previsto para ser implantado em julho.
Fotos: Bruno Leão/ Sedecti