A palestra ocorreu durante a Amazonas Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência – 2025
Durante o Amazonas Óleo, Gás & Energia – Expo & Conferência – 2025, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, destacou, nesta quarta-feira (19/03), às oportunidades para o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de petróleo, gás e energia na Zona Franca de Manaus. O evento ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul da capital.
Durante sua fala, o titular da pasta destacou o papel histórico da Zona Franca e sua função atrativa de investimentos para a região. Serafim também salientou a importância de se explorar os recursos, garantindo a efetividade de uso dos combustíveis.
“O Amazonas vira uma página entre 2019 e 2020, quando possibilita a exploração do Campo do Azulão. Há a possibilidade de exploração de energia no campo do gás, e tudo isso tem seguido de forma célere no caminhar dos anos que seguem. Portanto, é uma alegria estar aqui colaborando com o setor”, reforçou Corrêa.
Participaram também da palestra o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Bens e Serviços de Petróleo (ABESPetro), Telmo Ghiorzi; o presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip), Márcio Félix; e o coordenador geral de estudos econômicos e empresariais da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Patry Marques Boscá.
Potencialidades
O governador Wilson Lima também palestrou no evento, destacando o potencial do Amazonas em fontes de energia como gás natural, petróleo e energia solar, reforçando a importância da diversificação da matriz econômica do estado.
Nesta quarta-feira (20/03), o secretário-executivo Jeibi Medeiros participará da Roda de Conversa “Serviços de Fomento e Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias & Inovação no Amazonas – Ecossistema Local de Inovação para os Segmentos de Petróleo, Gás e Energia”.
Fotos: Bruno Leão/Sedecti.