Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Sedecti avança com realização dos Diálogos de Bioeconomia em Apuí e Jutaí
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEPLANCTI

Sedecti avança com realização dos Diálogos de Bioeconomia em Apuí e Jutaí

09/05/2025
Compartilhar

Os eventos reuniram representantes de diversos setores da sociedade para debater ideias relacionadas a economia e biodiversidade

Como forma de promover a construção coletiva do Plano de Bioeconomia do Amazonas, a Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quarta-feira (07/05), novas etapas dos Diálogos nos municípios de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus) e Jutaí (a 51 quilômetros da capital amazonense). Os encontros foram responsáveis por agregar membros de setores variados da sociedade civil, com o principal objetivo de discutir e formular ideias para o fomento das diversas vertentes da bioeconomia.

Representando a secretaria em Apuí, o gerente do Departamento de Diversificação Econômica (DDE) da Sedecti, Luiz Bernardo, ressaltou a presença de representantes vindos de diferentes instituições, sobretudo de universitários. O encontro foi realizado no auditório do Núcleo de ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Tivemos participações de várias instituições, acadêmicos, pesquisadores e de povos tradicionais. O diálogo para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Amazonas foi muito importante. Queremos agradecer também à gestão municipal, que nos auxiliou, juntamente com a UEA, para que nós pudéssemos consolidar esse diálogo, para que nós pudéssemos construir de uma forma mais efetiva, com ideias, sugestões e aquilo que a gente realmente precisa: ouvir quem mora e quem vive em seus municípios”, destacou Luiz.

A professora do curso de Agroecologia da UEA, Ruth Trindade, pontuou a necessidade da escuta ao cidadão amazonense e suas principais necessidades diante da construção do plano, visando entender a realidade local de cada município e de seus habitantes. Trindade salientou também a presença do meio acadêmico dentro do espaço de elaboração do plano.

“Essa proposta do governo vem mesmo trabalhar a importância de ouvir a população, e no nosso caso, ouvir os acadêmicos também, ouvir o conhecimento da universidade. O curso de Agroecologia se sentiu muito lisonjeado no convite porque eles querem também ouvir esse cidadão que está em formação, já com essa formação acadêmica, então é muito relevante, é muito importante, é um diferencial dentro do governo construir um plano com esse olhar”, enfatizou Trindade.

O vice-cacique e representante da Organização Indígena Quatro Penas e Apuí, Elis Cardoso de Brito, reafirmou o compromisso dos Diálogos ao dar voz e espaço para as comunidades tradicionais participarem abertamente.

“Para a nossa comunidade representa um bom conhecimento, porque a gente não tinha esse conhecimento hoje. Nós estamos em ação juntos, que aí a gente tem força, todo mundo, para trazer o conhecimento para a nossa comunidade e para o nosso povo”, declarou Brito.

No município de Jutaí, os Diálogos foram realizados no prédio da Cooperativa. O assessor da Sedecti, Nilton Nathan, elencou os resultados alcançados durante o evento, destacando as contribuições da sociedade em geral, principalmente dos habitantes da região, para a organização do documento.

“O evento foi um sucesso, pois conseguimos ouvir toda a sociedade civil envolvida. Trouxemos muitas ideias com as pessoas presentes. Com isso, conseguimos efetivar uma boa ideia para o plano, para que possamos conseguir levar à população essa resposta do que temos como um plano de bioeconomia e efetivar de forma justa para as pessoas”, afirmou. 

O secretário municipal de produção, Nelton Peres, agradeceu ao Governo do Amazonas pelo esforço desempenhado em ouvir e se preocupar com os moradores da região, sobretudo com os produtores que estão localizados no município.

“Esperamos que a construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas possa dar uma melhor contribuição para nossos agricultores e pescadores. Desde já agradecemos ao Governo do Estado e ao secretário Serafim Corrêa por nos dar essa oportunidade para falar sobre nossas necessidades”, disse Peres.

O subsecretário municipal de meio ambiente, Diogo Oliveira, parabenizou a realização do evento e expressou as várias possibilidades de atuação do Plano dentro do município de Jutaí, ressaltando as oportunidades de ação dentro de cada 

“Estamos agraciados com os Diálogos. O município fica muito feliz, e esperamos que o estado possa ter um grande potencial na bioeconomia, onde vai nos ajudar a desenvolver nosso município, trazendo melhorias na qualidade de nossos alimentos, à agricultura e aos povos tradicionais. Tudo aquilo que temos de bens hoje, será bem usufruído e teremos mais qualidade para o nosso futuro”, destacou Oliveira.

Os Diálogos realizados em Apuí e Jutaí foram organizados por meio de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Sedecti, com recursos do Instituto Clima e Sociedade (ICs) para o projeto de construção do Plano de Bioeconomia do Amazonas.

Fotos: Vanderlei Apuí/FAS e Black Produções/FAS

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Estado do Amazonas, Governo do Estado do Amazonas, SEPLANCTI
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

SEPLANCTI

Sedecti participa de encontro sobre economia regional promovido pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

28/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti participa do congresso internacional de microeletrônica e microtecnologias

28/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti: Importância da Zona Franca de Manaus Destacada

28/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti participa da 320ª Reunião do CAS que aprovou R$ 1,25 bilhão em investimentos para a Zona Franca de Manaus

27/08/2025
SEPLANCTI

Codam aprova recorde de 64 projetos com R$ 1,3 bilhão em investimentos na 315ª reunião ordinária

21/08/2025
SEPLANCTI

Sedecti celebra Dia do Estagiário com programação voltada à integração e valorização

18/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus