Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prosai avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição de água em Parintins
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Prosai avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição de água em Parintins

15/08/2025
Compartilhar

As intervenções são executadas, atualmente, no bairro Itaúna 2, uma das áreas mais populosas do município

Foto: João Carlos/UGPE

O Programa de saneamento Integrado (Prosai) de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição (CRD 4), no bairro Itaúna 2, ponto estratégico para o abastecimento de água na região, beneficiando uma das áreas mais populosas da cidade.

O governador Wilson Lima inaugurou a primeira etapa do NOVO sistema, durante o Festival de Parintins, atendendo toda a cidade com água potável. Agora, as obras de concentram na parte dos reservatórios, para garantir o fornecimento sem interrupção, mesmo quando houver falta de energia no município.

O Prosai Parintins é uma obra do Governo do Amazonas, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Os investimentos na REDE de abastecimento de água são de R$ 53,7 milhões. As obras vão contemplar a construção de 34 quilômetros de redes de distribuição, além da construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRD).

Foto: João Carlos/UGPE

No CRD 4, as obras avançam com a construção da primeira linha de pilares do reservatório elevado, que terá capacidade para 400 metros cúbicos (equivalente a 400 mil litros de água). Em paralelo, está sendo erguido um muro de fechamento com aproximadamente 180 metros lineares.

A infraestrutura do local inclui também itens de segurança, como guaritas de acesso, controle e saída. Dois poços profundos, com 200 metros de profundidade cada, já foram perfurados e interligados à REDE, tendo sido entregues durante o Festival de Parintins.

A previsão é de que mais dois poços sejam perfurados na região, totalizando quatro novas unidades. Além do reservatório elevado, o CRD 4 contará com dois reservatórios apoiados, cada um com capacidade de 375 metros cúbicos, completando o conjunto da estrutura de reservação.

O secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, destacou o impacto do CRD 4, que atenderá aproximadamente oito bairros, uma das regiões mais povoadas de Parintins.

“É uma obra que vai potencializar o abastecimento e garantir a reserva de água para qualquer eventualidade, como manutenções ou falta de energia. Ele aprimora o serviço não apenas pela qualidade da água, que será sempre potável, mas também por assegurar o fornecimento contínuo, 24 horas por dia, às residências. A pressurização adequada manterá a água nas caixas residenciais e no próprio CRD, permitindo atender plenamente aos oito bairros dessa região populosa de Parintins”, afirmou.

Marcellus Campêlo explicou, ainda, que a estrutura do CRD 4 está sendo projetada para atender às futuras demandas dos moradores, considerando que a região está em plena expansão.

“A estrutura do CRD 4 atende à demanda atual e já possui capacidade para absorver futuras expansões. A expectativa é que a população tenha água potável, abastecimento contínuo e adequado, com qualidade e segurança hídrica, beneficiando não apenas o bairro Itaúna 2 e adjacentes”, completou.

O post Prosai avança nas obras do Centro de Reservação e Distribuição de água em Parintins apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Centro Histórico de Manaus recebe 14 espetáculos gratuitos neste domingo

15/08/2025
Governo do Amazonas

Museu do Seringal comemora 23 anos com programação especial gratuita

15/08/2025
Governo do Amazonas

Festival da Indústria Criativa LGBTQIAPN+ da Amazônia promove painéis sobre economia, cultura e diversidade

15/08/2025
Governo do Amazonas

Amazonprev alerta segurados para tentativas de golpes do recadastramento

15/08/2025
Governo do Amazonas

Crianças viram agentes mirins contra a dengue em escola da zona leste de Manaus

15/08/2025
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas avança com pavimentação do sistema viário de Apuí

15/08/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus