Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri

10/02/2025
Sema 1 Apos estiagem Parque Matupiri retoma soltura de quelonios Foto Noir Miranda Sema 1024x576 1
Compartilhar

Trabalho é desenvolvido por monitores ambientais e técnicos da Sema Amazonas

Sema 1 Apos estiagem Parque Matupiri retoma soltura de quelonios Foto Noir Miranda Sema 1024x576 1
Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri

Foto: Noir Miranda/Sema

Monitores ambientais do Parque Estadual Matupiri, Unidade de Conservação gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), realizaram a soltura de 185 filhotes de irapuca (Podocnemis erythrocephala), no domingo (09/02). A ação faz parte dos trabalhos de monitoramento contínuo de quelônios conduzidos pela Sema.

O Parque Matupiri possui 513.747 hectares de extensão, abrangendo os municípios de Borba e Manicoré (respectivamente, a 151 e 332 quilômetros de Manaus). O acesso ao local da soltura é feito pelo ramal Manicoré, na rodovia BR-319. Equipes no local atuam na proteção da chocadeira e na reintrodução dos filhotes na natureza.

“É uma atividade que já vem acontecendo há alguns anos. Esse ano conseguimos soltar 185 filhotes, houve uma queda na quantidade por conta da estiagem. Em outros anos, temos conseguido números maiores, e a gente pretende triplicar essa meta em 2025. Esse é o momento de coroar o trabalho da equipe, devolvendo para a natureza os filhotes de quelônios que eles cuidaram ao longo desses três meses,” declarou o gestor do Parque, Cristiano Gonçalves.

Sema 2 Apos estiagem Parque Matupiri retoma soltura de quelonios Foto Noir Miranda Sema 1024x576 1
Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri

Foto: Noir Miranda/Sema

Monitoramento da biodiversidade

O trabalho de preservação dos quelônios começa no mês de agosto, quando os monitores e a equipe do parque percorrem as praias para coletar os ovos. O evento de soltura também é um reconhecimento aos agentes, que revezam-se a cada 15 dias na base do Parque para, além de outras atividades, cuidar e coletar os ovos de quelônios ao longo de três meses.

“Todo ano fazemos a coleta dos ovos. Vamos às praias aqui do rio Matupiri, onde realizamos a coleta. A gente traz esses ovos e leva até a chocadeira, fazemos a implantação. Hoje estamos aqui na quarta soltura. Começamos esse projeto, foi uma iniciativa nossa mesmo, sempre com a gestão do parque apoiando o projeto, e agradecemos muito por toda essa força”, explicou o chefe dos monitores do Parque, Marcelo Pereira.

A soltura no Parque Matupiri foi acompanhada pela técnica ambiental e ponto focal do monitoramento de quelônios da Sema, Géssica Nascimento. Ela destacou a relevância da atividade em toda a região amazônica.

Sema 3 Apos estiagem Parque Matupiri retoma soltura de quelonios Foto Noir Miranda Sema 1024x576 1
Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri

Foto: Noir Miranda/Sema

“Esse trabalho é desenvolvido em 23 Unidades de Conservação, tanto o monitoramento da biodiversidade quanto o monitoramento de quelônios. De 2018 para cá, já somam mais de 2 milhões de quelônios soltos na Amazônia, e acredito que já tenha ultrapassado esse valor. Trabalhamos com as mais variadas espécies, irapuca, tracajá, tartaruga-da-amazônia, iaçá, cabeçudo”, afirmou.

As Unidades de Conservação seguem um cronograma alinhado de monitoramento e soltura, acompanhado por técnicos e especialistas ambientais. Para a monitora, participar da atividade é uma experiência gratificante.

“As UCs coincidem nesse período de monitoramento, tanto o monitoramento quanto a soltura, e na maior parte do tempo a gente consegue acompanhar. É muita satisfação, que pena que eu não estou desde quando começou. Mas, nos anos em que atuo, posso ver que é um trabalho muito bonito, bem satisfatório de fazer, e vale super a pena”, completou.

O post Projeto comunitário devolve 185 filhotes de quelônios à natureza no Parque Estadual Matupiri apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
A notícia foi escrita e distribuída pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas (SECOM). Todas as imagens utilizadas nesta matéria também foram fornecidas pela SECOM.
Termos encontrados Agência Amazonas, Governo do Amazonas, SECOM
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

UGPE GOVERNO AVANC807 A NA SOLUC807 A771 O DE MORADIA PARA FAMI769 LIAS DO MONTE HOREBE FOTO TIAGO CORREA UGPE 06 1024x683 1
Governo do Amazonas

Governo do Estado avança nas tratativas para oferecer soluções de moradia definitivas as famílias do Monte Horebe

18/07/2025
UGPE RESERVATO769 RIOS PROSAI AO CENTRO SECRETARIO MARCELLUS CAMPELO E O GOVERNADOR WILSON LIMA FOTO TIAGO CORREA UGPE02 1024x682 1
Governo do Amazonas

Prosai Parintins avança nas obras do novo sistema de abastecimento de água, com foco nos reservatórios

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 145900 1024x682 1
Governo do Amazonas

Beneficiárias do Prosamin+ participam da 5ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 154254 2 1024x682 1
Governo do Amazonas

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

18/07/2025
PCAM GILMARA LIMA DA SILVA FOTO DIVULGACAO 1024x958 1
Governo do Amazonas

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

18/07/2025
WhatsApp Image 2025 07 18 at 133711 1024x719 1
Governo do Amazonas

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

18/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus