Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Projeto assegura embarque prioritário de profissionais de saúde em aviões em caso de urgência médica
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Projeto assegura embarque prioritário de profissionais de saúde em aviões em caso de urgência médica

14/05/2025
img20241216203141935 768x473 1
Compartilhar

14/05/2025 – 17:13  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Amom Mandel, um dos autores do projeto

O Projeto de Lei 4419/24  estabelece normas para assegurar o embarque prioritário de profissionais de saúde em casos de urgência médica comprovada que envolvam risco iminente de morte. 

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta considera urgência médica a situação em que a vida de um paciente depende do deslocamento imediato de profissional de saúde, devidamente comprovada por laudo médico ou documento equivalente. 

Se o projeto for aprovado, em casos de urgência médica comprovada, as companhias aéreas ficarão obrigadas a:

  • realocar o profissional de saúde em voos lotados, mediante negociação com passageiros para liberação de assentos, oferecendo compensações como upgrades ou reembolsos;
  • acionar voos extras, quando viável e necessário, em situações de emergência extrema;
  • custear o transporte alternativo, como táxi aéreo, caso não seja possível o deslocamento em tempo hábil por meio de voos regulares.

Canais de comunicação
As companhias aéreas deverão manter canais de comunicação ágeis para atender solicitações de embarque prioritário em casos de urgência médica. O descumprimento da medida sujeitará as companhias às seguintes penalidades, proporcionalmente à gravidade do caso:

  • multa administrativa; e
  • indenização do profissional de saúde e dos pacientes diretamente prejudicados.

As medidas não se aplicarão a consultas médicas ou deslocamentos que não impliquem risco iminente de morte; e a casos em que não haja apresentação de documentação que comprove a urgência médica.

Regulamentação complementar do Poder Executivo detalhará a futura lei. 

Regulamentação insuficiente
A proposta foi apresentada pelos deputados Amom Mandel (Cidadania-AM) e Duda Ramos (MDB-RR). Segundo eles, a regulamentação específica para atender emergências médicas em transporte aéreo ainda é insuficiente no Brasil.

Os parlamentares afirmam que frequentemente a imprensa retrata casos em que a logística do transporte aeromédico se torna um entrave para salvar vidas. 

Mandel e Ramos reconhecem que algumas iniciativas estaduais e programas locais atendem emergências de saúde, como o uso de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) em alguns casos extremos. No entanto, eles argumentam que a legislação federal carece de medidas abrangentes que garantam o embarque prioritário de profissionais de saúde ou pacientes em situações críticas.

Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, tem que ser aprovada pela Câmara e pelo Senado. 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Natalia Doederlein

Termos encontrados Nacional
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

img20250611115717875 768x473 1
Nacional

Chinaglia é o novo presidente da comissão da representação brasileira no Parlasul

11/06/2025
img20250506170035554 2 768x473 1
Nacional

Comissão aprova suspensão de norma do Ministério da Justiça sobre assistência religiosa em presídios

11/06/2025
img20250611151435889 768x473 1
Nacional

Governador do RS critica envio de PEC da Segurança ao Congresso sem interlocução com os estados

11/06/2025
img20250611103236215 768x473 1
Nacional

Roubo de cargas diminui, mas continua sendo desafio no país, afirma ANTT

11/06/2025
img20250611102519623 768x473 1
Nacional

Ministro da Saúde pede apoio para medida provisória que amplia atendimento especializado no SUS

11/06/2025
img20181203112433270 768x512 1
Nacional

Projeto aprova convenção da ONU sobre os trabalhadores migrantes

11/06/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus