O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, apoiou o projeto Estudo químico e biológico de estruturas hormonais femininas através da bioinformática, modelagem e impressão 3D, realizado pela Secretaria de Estado de educação e Desporto e coordenado pela Kamila Rangel Primo Fernandes. Amparada pelo Programa Ciência na escola, edital n° 002/2024, a iniciativa foi desenvolvida por alunas do 3º ano da escola Estadual Marcantonio Vilaça, na Avenida Max Teixeira, Bairro Mundo NOVO, Zona Norte de Manaus, e empregou bioinformática, modelagem e impressão 3D com os softwares Tinkercad e Chemdraw ao longo de seis meses.
execução e métodos
As estudantes trabalharam para compreender as moléculas químicas do corpo feminino, incluindo hormônios, e estudar doenças e formas de prevenção relacionadas à saúde feminina. Segundo a coordenadora, a etapa inicial aproveitou conhecimentos prévios e informações fornecidas — como dados experimentais, textos e discussões — para a construção dos modelos.
“O projeto durou seis meses com execuções de modelagem e impressão 3D de moléculas hormonais”, disse a coordenadora do projeto, Kamila Rangel Primo Fernandes.
Na fase de expressão, as alunas transformaram modelos conceituais em representações concretas, por meio de desenhos, diagramas e construções físicas, o que facilitou a visualização e a comunicação das ideias subjacentes aos modelos.
Conteúdo e objetivos
O trabalho abordou temas como hormônios e ciclos femininos, menstruação, gravidez na adolescência e o estudo químico de moléculas hormonais. A proposta utilizou metodologias ativas e a abordagem STEAM para integrar ciências, matemática, tecnologia e artes no ensino de química e biologia, além de ensinar a modelar e imprimir peças em 3D.
“O apoio foi importante para integrar tópicos relativos à saúde da mulher no ensino de ciências, promovendo não apenas uma educação mais inclusiva e representativa, mas também contribuindo para a formação de indivíduos conscientes sobre questões de gênero e saúde”, avaliou Kamila Rangel.
Programa e apoio
O Programa Ciência na escola é uma ação criada pela Fapeam direcionada à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais do Amazonas, e municipais de Manaus ou Tefé, em projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica a serem desenvolvidos na educação básica e suas modalidades.
Para a coordenadora, o apoio da Fapeam foi essencial para difundir a integração da biologia e da saúde com a informática entre estudantes do ensino médio.
Assuntos nesse artigo:
#fapeam, #programaciencanaescola, #bioinformatica, #impressao3d, #modelagem, #hormonios, #saudefeminina, #ensinomedio, #escolaestadualmarcantoniovilaca, #avenidamaxtixeira, #mundonovo, #zonanorte, #Manaus, #kamilarangelprimofernandes, #tinkercad, #chemdraw, #steam, #quimica, #biologia, #pesquisa

