Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Governo
  • Prefeitura
  • Cultura
Reading: Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo do Amazonas

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

01/12/2025
Compartilhar
Programa do Corpo de Bombeiros no Amazonas atinge 650 crianças e adolescentes de 8 a 13 anos.

O programa educacional Bombeiro Mirim (Proebom) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) formou os participantes do ano letivo na sexta-feira (28/11) no comando-geral do CBMAM, localizado no bairro Petrópolis, zona sul da capital. Em 2025, o programa alcançou 650 crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos, em Manaus e em mais 10 municípios do estado.

Alcance e histórico

O Proebom é um programa de responsabilidade social do CBMAM, criado em 2002. O objetivo é contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes, em sua maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a corporação, cerca de três mil crianças já foram atendidas desde a criação do programa.

Durante a formatura realizada no comando-geral, o comandante-geral do CBMAM, Orleilso Muniz, destacou o efeito do programa na rotina dos participantes. “Esses pequenos aprendem que precisam obedecer pai e mãe, aprendem que não podem mentir, que eles precisam estudar. Para nós é muito gratificante ter e contribuir com a formação pessoal desses pequenos”, pontuou Muniz.

Atividades e carga horária

Entre março a novembro, período em que participam nas unidades do CBMAM, os alunos recebem instruções práticas e teóricas. As aulas incluem noções de combate ao incêndio, salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar, educação ambiental, educação física, educação no trânsito, ética e Cidadania, entre outros temas.

O curso tem 288 de carga horária total e é oferecido três vezes por semana, sempre no contraturno. Em Manaus, os 650 alunos estão divididos em quatro turmas na capital, e 11 no interior.

Impacto e avaliação de familiares e parceiros

Familiares relataram mudanças de comportamento após a participação das crianças. Adriana Santos, mãe do bombeiro mirim Gabriel Santos, de 12 anos, afirmou: “Nós conseguimos ver a diferença no comportamento da criança em todos os sentidos, tanto dentro de casa como na escola, devido ao que é ensinado no projeto, a questão disciplinar”.

Representantes de empresas parceiras também comentaram a atuação conjunta com o corpo de bombeiros. Ieda Cardoso, proprietária da empresa Protenorte, disse: “É de suma importância a nossa empresa se aliar ao Corpo de Bombeiros. Nós nos unimos a essa parceria para contribuir com a sociedade e com isso, também, dar o melhor para nossas crianças”.

Cobertura geográfica e parcerias

Além de Manaus, o programa é realizado nas cidades de Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Iranduba, NOVO Airão, Tabatinga e Tefé.

Parceiros do Proebom em 2025 incluem: Estaleiro Juruá; Fogás; Nova Era Supermercados; VV Refeições; BIC da Amazônia; Associação das Praças de polícia e Bombeiros Militar do AM; Acqua Fest Park e Eventos; Ben Transportes; Transportes Bertolini; Protenorte; Chácara Tarumã; RVMC Comércio de Peças e Serviços; Marie Empreendimentos Imobiliários; Fazenda Santa Rosa; Real Bebidas da Amazônia; Arena das Torres; Procuradoria Regional do trabalho 11ª Região; Deputado Estadual Sinésio Campos; Deputado Estadual Dan Câmara.

Assuntos nesse artigo:

#proebom, #cbmam, #bombeiromirim, #Manaus, #petropolis, #humaita, #Itacoatiara, #Manacapuru, #Parintins, #presidentefigueiredo, #riopretodaeva, #Iranduba, #novoairao, #Tabatinga, #tefe, #educacaoambiental, #salvamentoaquatico, #atendimentoprehospitalar, #formatura, #parcerias

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Governo do Amazonas

Ampliação do diagnóstico e da prevenção reduz mortalidade por HIV/Aids no Amazonas entre 2013 e 2023

01/12/2025
Governo do Amazonas

Resgate de animais silvestres em Manaus soma 38 ocorrências em novembro e mobiliza Ipaam

01/12/2025
Governo do Amazonas

Redução de roubos em Manaus atinge queda histórica em outubro e beneficia comércio da zona norte

01/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente registra mais de 11,1 mil atendimentos no Lago Azul com serviços de saúde e cidadania

01/12/2025
Governo do Amazonas

Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja

01/12/2025
Governo do Amazonas

Governo Presente leva 1,3 mil atendimentos e distribui cestas e kits bebê no Lago Azul, em Manaus

30/11/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus