A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), promoveu, na tarde de sábado, 8/11, uma ação educativa com conhecimento e diversão, voltada às crianças do “Clube de Aventureiros”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no bairro São Francisco, zona Sul da capital.
A atividade uniu aprendizado e diversão, com o objetivo de despertar, desde cedo, a consciência sobre segurança viária e o respeito às normas de trânsito entre os participantes, que eram crianças com idades entre 6 e 9 anos.
Durante a programação, a equipe de educação para o Trânsito do IMMU promoveu uma roda de conversa interativa, em que as crianças puderam aprender sobre regras básicas de circulação, a importância da faixa de pedestres e o significado da sinalização. Em seguida, os pequenos colocaram o conhecimento em prática de forma lúdica, com jogos educativos como o “Jogo da Memória” e o “Tapete Pedagógico”, que reforçam o aprendizado de maneira divertida e participativa.
A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, ressaltou a importância de trabalhar a conscientização ainda na infância.
“É crucial que os ‘Aventureiros’ recebam estas informações. As crianças são catalisadoras de saber e, ao absorverem as normas de segurança desde já, impactam suas famílias e se desenvolvem para se tornarem cidadãos mais conscientes no futuro,” salientou.
O diretor do “Clube de Aventureiros”, Eduardo Castro, também elogiou a iniciativa e enfatizou o impacto positivo da ação.
“A conscientização é crucial. Acreditamos que esse aprendizado, vivenciado de forma tão prática e divertida, será memorável para as crianças. Elas certamente crescerão com uma postura mais responsável no trânsito e na vida, lembrando-se dos ensinamentos transmitidos pelo IMMU”, afirmou.
— — — Texto e fotos – Álisson Castro / IMMU
