Na manhã desta quinta-feira, 18/12, a Prefeitura de Manaus foi premiada com o Selo Ouro de transparência pública durante a solenidade do Programa Nacional de transparência pública 2025 (PNTP), realizada no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O reconhecimento foi entregue como parte da avaliação técnica entre unidades gestoras do país.
Premiação e critérios
A iniciativa é conduzida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o Tribunal de Contas do Mato Grosso, o Tribunal de Contas da UNIÃO (TCU) e os demais tribunais de contas do país. Os critérios de avaliação se dividem nas etapas de avaliação, validação e revisão, garantindo rigor técnico e confiabilidade aos índices de transparência das unidades gestoras.
No ciclo de 2025, 114 unidades gestoras participaram das avaliações. Das dez melhores, que receberam o Selo de Excelência, a Prefeitura de Manaus alcançou a certificação do Selo Ouro por práticas de transparência pública e acesso à informação adotadas na atual gestão.
Declarações da controladoria
O controlador-geral do município, Alessandro Moreira, destacou a importância do reconhecimento para a administração. “É importante destacar que esse prêmio é mérito de todos os órgãos que integram a estrutura da Prefeitura de Manaus, sob a liderança do prefeito David Almeida, que orienta uma administração com governança transparente, com controle social, com mais participação social e com amplo acesso a todas as informações da prefeitura”, afirmou Moreira.
Ele reforçou ainda o compromisso da gestão em ampliar a participação da sociedade. “É uma orientação do prefeito David que aumentemos cada vez mais a transparência pública, o acesso à informação, e a participação social nas políticas públicas municipais”, concluiu o titular da CGM.
Contexto institucional
A entrega do Selo Ouro integra a estratégia de transformar políticas de transparência e de acesso à informação em práticas permanentes nas instituições públicas. Segundo os organizadores, a avaliação técnica e a validação dos dados são etapas centrais para assegurar uniformidade e confiabilidade nos resultados.
Texto – Oliveira Junior/ CGM. Fotos – Valdo Leão / Semcom. Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCEf6y
Assuntos nesse artigo:
#transparencia, #transparenciapublica, #seloouro, #prefeiturademanaus, #Manaus, #davidalmeida, #alessandromoreira, #CGM, #tceam, #pntp, #tcu, #atricon, #tribunaisdecontas, #avaliacao, #acessoainformacao, #participacaosocial, #gestao, #certificacao, #boaspraticas, #unidadesgestoras
