A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta segunda-feira, 20/5, mais uma edição da operação “Cavalo de Aço”, na avenida Nathan Xavier, zona Norte da capital. A ação tem como foco a fiscalização de motociclistas e as condições de circulação dos veículos de duas rodas, reforçando o compromisso da gestão municipal com a segurança viária e a preservação de vidas.
Durante a operação, 865 motociclistas foram abordados. Ao todo, 213 infrações foram registradas e autuadas e 18 motocicletas foram removidas ao parqueamento do IMMU por irregularidades diversas.
O diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a importância da ação para a redução da violência no trânsito e o cuidado com a vida.
“A operação ‘Cavalo de Aço’ é uma medida que visa, sobretudo, salvar vidas. Fiscalizar não é apenas aplicar penalidades, mas agir preventivamente para tirar de circulação veículos e condutores em situação irregular. É uma forma de proteger os próprios motociclistas, que estão entre os mais vulneráveis no trânsito. A vida está em primeiro lugar”, ressaltou Ventilari.
A operação “Cavalo de Aço” acontece de forma contínua e já apresenta resultados expressivos. Entre janeiro e maio deste ano, foram realizadas 2.805 abordagens, com 632 autuações e 68 remoções de veículos.
A população também reconhece a importância da fiscalização. O motorista de aplicativo Cristiano Peres aprovou a iniciativa.
“Com certeza, esse tipo de fiscalização é muito importante. A gente vê muita imprudência nas ruas, pessoas sem habilitação, sem respeito às regras de trânsito. Isso coloca todo mundo em risco, especialmente quem anda de moto. Fiscalizar ajuda a proteger os motociclistas, que usam a moto como meio de trabalho e estão entre os que mais sofrem com acidentes. É um transporte prático, mas também muito perigoso e qualquer medida que aumente a segurança é bem-vinda”, afirmou Peres.
A atuação do IMMU também tem contribuído diretamente para a redução da acidentalidade envolvendo motociclistas. Entre janeiro e abril de 2024, foram registradas 49 mortes de motociclistas no trânsito de Manaus. No mesmo período de 2025, esse número caiu para 30, o que representa uma redução de 38%.
O diretor Stanley Ventilari reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em continuar avançando na segurança do trânsito.
“Essa queda nas mortes é um indicativo de que estamos no caminho certo, mas sabemos que ainda há muito a fazer. Vamos seguir firmes com ações educativas e fiscalizatórias, sempre priorizando o cuidado com a vida de quem circula nas nossas vias”.
A operação “Cavalo de Aço” é parte das estratégias permanentes da Prefeitura de Manaus para construir um trânsito mais seguro e consciente para todos.
— — —
Texto – Naira Nascimento / IMMUFotos – Karol Silva / IMMU