Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura alinha novas operações para retirada de cabos e fios em desuso no ‘Mutirão no Bairro’ no centro histórico
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura alinha novas operações para retirada de cabos e fios em desuso no ‘Mutirão no Bairro’ no centro histórico

19/08/2025
Compartilhar

Na próxima quarta-feira (20/8) e no domingo (24/8), a Prefeitura de Manaus, com coordenação do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), estará realizando mais duas operações para retirada de centenas de cabos e fios da chamada “REDE morta”, pendurados em postes nas ruas do Centro da capital. A primeira ação de retirada aconteceu ontem (17/8), em um trabalho inédito da gestão do prefeito David Almeida, dentro do “Mutirão no Bairro” no centro histórico.

Hoje (18), o Implurb fez uma reunião de alinhamento e balanço da remoção, contando com a presença de representantes da Amazonas Energia e de empresas de telefonia, internet e fibra, que compartilham sistemas na REDE elétrica. “Fizemos um balanço da primeira operação, um saldo bastante positivo, e já acertamos detalhes para as próximas ações de retirada, reforçando o combate à poluição visual e melhoria da ambiência do Centro”, falou o vice-presidente do Implurb, Antônio Peixoto.

No domingo, os trabalhos foram realizados, inicialmente, nas ruas Guilherme Moreira, Marcílio Dias, Quintino Bocaiúva e Theodoreto Souto, resultando na retirada de um grande volume de cabos e fios pelas vias, que deixavam o ambiente com excesso de poluição visual, e uma ambiência suja e feia. São centenas de cabos e fios ainda da época da telefonia fixa, que há muitos anos não tem mais uso.

“As operadoras e a concessionária se somam a esta iniciativa, aderindo a esta solicitação para o benefício da coletividade e do comércio. O foco é a retirada da fiação em desuso, visando não apenas melhorar a estética da área, mas também reforçar a segurança e a infraestrutura urbana. A ação é considerada um marco na revitalização do Centro”, completou Peixoto.

A ação será continuada pelos próximos 15 dias, inicialmente, com trabalho sempre nos horários não comerciais, após o expediente das lojas, e aos finais de semana, evitando conflito com o grande movimento de pessoas e veículos nas vias.

Além da remoção da “REDE morta”, as operadoras também fizeram a realocação e arrumação da fiação necessária para os serviços em uso.

Segurança

Para além do impacto estético, a iniciativa tem um foco direto na segurança urbana. O supervisor de campo da Amazonas Energia, Igor Pedroso, ressaltou os múltiplos riscos associados ao emaranhado de fios: “Há risco de incêndio e de acidentes para pedestres e motoqueiros, causados por cabos soltos ou baixos. Fazendo esta retirada, a população vai ver que vai melhorar bastante o visual, ficando apenas os cabos que são necessários”, comentou.

A gerente da Divisão de Controle (Dicon) do Implurb, Maria Aparecida Froz, destacou que o trabalho busca “diminuir o impacto da sujeira e a possibilidade de acidentes, trazendo um benefício a todos que venham para o Centro, contribuindo para um espaço urbano mais acolhedor.”

A cooperação entre o poder público e as empresas privadas é fundamental para o sucesso da iniciativa, que serve como um modelo para futuras ações de requalificação urbana.

— — — 

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Maxwell Oliveira / Implurb

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus reforça operação para Dia de Finados com 170 ônibus

29/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionadas para curso de estratégia de vendas com ChatGPT

29/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus leva obras do ‘Plano de Verão’ ao Tarumã e reforça serviços em todas as zonas da capital

29/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus revitaliza malha viária do bairro Colônia Terra Nova

29/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica obras de recuperação viária no Novo Aleixo

29/10/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus capacita servidores do Parque Municipal do Idoso em primeiros socorros

29/10/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus