Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeitura abre inscrições gratuitas para o seminário ‘Nosso Centro’ que acontece dias 24 e 25 de abril
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeitura abre inscrições gratuitas para o seminário ‘Nosso Centro’ que acontece dias 24 e 25 de abril

31/03/2025
Compartilhar

O planejamento urbano precisa da integração em vários temas que impactam na cidade, como estrutura adequada, densidade demográfica, negócios, habitação, mudanças climáticas, ou, até mesmo, a mobilidade em um território disputado. Apostando nestes temas e outros que a Prefeitura de Manaus, por meio do Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMAN), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), abre inscrições para o 1º Seminário “Nosso Centro – Problemas e Soluções”, com entrada gratuita.

As inscrições já podem ser feitas no link https://forms.gle/FWwfSRDyYG8GwRpU9. O evento acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na rua Padre Agostinho Caballero Martin, 850, bairro São Raimundo, zona Oeste. No dia 24, os trabalhos vão ocorrer de 8h30 às 14h30, e no dia 25, de 8h às 12h30, contando com palestras, mediadores e painéis.

Após as apresentações, as perguntas poderão ser feitas pelo link disponibilizado durante o seminário. Esse material será compilado para composição de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos.

Como outras grandes metrópoles brasileiras, Manaus segue investindo em retrofit e na reabilitação de edifícios e imóveis para lidar com as obras de atualização tecnológica, acessibilidade e ocupação de espaços no centro histórico, conforme o programa lançado pela prefeitura em 2021, o “Nosso Centro”.

“Este é o início de um trabalho em 2025, em conjunto com as entidades e representantes da sociedade civil organizada, para que a gente possa traçar um plano de ação e de investimentos para os próximos quatro anos de gestão do prefeito David Almeida, na busca de melhoria do ambiente de negócios do Centro de Manaus”, comentou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado, segurança, assistência social, comércio informal, habitação, cultura e turismo, recuperação de imóveis, e gastronomia são temas principais que serão debatidos nos dias 24 e 25.

Na abertura, será apresentado um case de sucesso em reabilitação, da cidade de Recife (PE), o Porto Digital, que é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Instalado na área central do Recife, sua atuação se dá nos eixos de produção de software e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), economia criativa, além do foco no futuro por meio de protótipos com base em fabricação digital e internet das coisas (IoT).

Seminário

Durante o seminário, a proposta é colocar em pauta para a sociedade civil organizada e entidades de modo geral, as transformações promovidas no território do Centro de Manaus, modificando o tecido urbano, com a entrega de cinco intervenções de reabilitação: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello, largo de São Vicente, píer turístico 355 e o skyglass do mirante.

O poder público construiu ali novos territórios públicos onde antes havia prédios e lotes abandonados ou degradados e sem funções, transformando-os em áreas de visitação, com vistas do pôr do sol e novos cartões-postais. No Centro, o comércio movimenta quase 100 mil postos de trabalho, principalmente no horário comercial.

Além das obras já inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).

Com uma série de 37 intervenções desenhadas para quatro etapas, o programa tem três eixos focais: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História. E o seminário será uma oportunidade de discutir com a sociedade para consolidar um programa de melhorias, envolvendo o poder público, iniciativa privada e demais atores.

— — —

Texto – Claudia do Valle/ImplurbFotos – Divulgação e Arquivo Semcom

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 31/03/2025 31/03/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita1
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica combate ao descarte irregular de pneus

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura abre inscrições para o curso de Cuidador de Idoso da Fundação Dr. Thomas

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus abre remanejamento de vagas para os programas Bolsa Idiomas e Pós-Graduação, nesta segunda-feira, 7/7

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Zona Leste em novo endereço a partir de segunda-feira, 7/7

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura apoia ‘Festival Cultural São João na Zona Leste’ e valoriza a cultura local

06/07/2025
Prefeitura de Manaus

Sine Manaus oferta 245 vagas de emprego nesta segunda–feira, 7/7

06/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus