Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeito em exercício Renato Junior entrega casas reformadas pelo programa ‘Casa Manauara’, na zona Sul da capital
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeito em exercício Renato Junior entrega casas reformadas pelo programa ‘Casa Manauara’, na zona Sul da capital

17/07/2025
Compartilhar

O prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior, entregou, nesta quinta-feira, 17/7, quatro casas reformadas pelo programa “Casa Manauara”, no bairro Morro da Liberdade, zona Sul da cidade. Ao lado de moradores e técnicos da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), ele percorreu as residências beneficiadas e destacou o papel da prefeitura em garantir dignidade a quem vive em situação de vulnerabilidade.

“A gente precisa cuidar de gente, e é isso que estamos fazendo com esse programa. Cada casa entregue é mais que obra: é reparo de história, é respeito com quem sempre ficou à margem”, afirma Renato Junior.

Dona Jelcina, 66 anos, aposentada, abriu a porta de casa para a prefeitura e viu sua vida mudar. “Nunca pensei que fosse ver minha casa assim, com tudo novinho. Telhado, janela, tudo arrumado. Nem se eu trabalhasse mais 10 anos conseguiria fazer isso sozinha”, disse. 

Assim como ela, outras famílias da zona Sul receberam melhorias estruturais em suas moradias, no Santa Luzia e São Lázaro, com trocas de telhado, pintura, revestimentos, reparos elétricos e hidráulicos, além de adaptações de acessibilidade.

Com mais de 400 unidades já reformadas, o “Casa Manauara” se tornou uma política pública permanente, por meio de lei sancionada pela Prefeitura de Manaus. “Isso significa que o programa continua, independente de quem esteja no comando. Ele está garantido por lei. Estamos falando de mais de 40 mil casas em situação precária na cidade e nossa meta é reformar pelo menos 10% delas. É ousado, mas é possível”, explicou Renato Junior, que também é titular da Seminf.

O programa já chegou a comunidades como São Lázaro, Santa Luzia, Colônia Antônio Aleixo e Mauazinho. As reformas são definidas a partir de um diagnóstico técnico e social, feito por assistentes sociais e engenheiros da Semhaf. “Não é sorteio, não é favor. É critério técnico, é política pública feita com seriedade”, afirmou o secretário municipal de Habitação, Jesus Alves.

No Morro, os operários entraram em campo poucos dias após a visita da equipe técnica. O comerciante Ivan Rego, 65 anos, diz que se surpreendeu com a rapidez. “Vieram ver minha casa, anotaram tudo e dois dias depois começaram. Em dez dias estava pronta. Eu mesmo nunca conseguiria fazer isso. É muito além da minha força”.

Com a institucionalização do programa, a prefeitura deve iniciar uma nova frente de reformas já nas próximas semanas. A próxima etapa vai contemplar bairros da zona Leste e comunidades ribeirinhas impactadas pela cheia. “Manaus ainda tem muita ferida aberta. Mas se cada casa recuperada representar uma vida acolhida, a gente vai estar no caminho certo”, concluiu o prefeito em exercício Renato Junior.

— — —Texto – Alessandra Taveira / Vice-Prefeito e Leonardo Fierro / Semhaf

Fotos – Carlos Oliveira / Vice-Prefeito e Valdo Leão / SemcomDisponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCmNMd

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 17/07/2025 17/07/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

USF Rosa Almeida terá atendimentos suspensos neste sábado

18/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza formatura de alunos do Programa Ampliando Horizontes da rede municipal de Educação

18/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

17/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho e garante mobilidade a produtores rurais

17/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus alinha procedimentos entre órgãos para otimizar concessão de aposentadoria

17/07/2025
Prefeitura de Manaus

‘#SouManaus 2025’ confirma Péricles como grande atração do samba e pagode no festival que celebra o centro histórico e a cultura local

17/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus