Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Informe Manaus
Facebook Curtir
Twitter Seguir
Instagram Seguir
  • Inicial
  • Destaques
  • Executivo
  • Legislativo
  • Judiciário
Reading: Prefeito David Almeida assina acordo com TJ-AM para perdoar 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça
Compartilhar
Informe ManausInforme Manaus
Pesquisar
  • Home
  • Categories
  • More Foxiz
    • Blog Index
    • Forums
    • Complaint
    • Sitemap
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura de Manaus

Prefeito David Almeida assina acordo com TJ-AM para perdoar 200 mil ações de dívidas pequenas da justiça

13/05/2025
Compartilhar

Em uma parceria histórica com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, nesta terça-feira, 13/5, um Acordo de Cooperação Técnica para encerrar cerca de 200 mil processos de execução fiscal de pequeno valor — referentes a dívidas de até R$ 10 mil. A medida vai ajudar a desafogar o sistema judiciário, gerar economia aos cofres públicos e ampliar as oportunidades para que os contribuintes regularizem sua situação com o município.

A solenidade foi realizada na sede do TJ-AM, localizada na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital, e contou com a presença do presidente do tribunal, desembargador Jomar Fernandes; do presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conciliação (Sispemec), desembargador Délcio Luís Santos; do procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo; e do subprocurador adjunto da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Marco Aurélio Choy.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou os benefícios da iniciativa. “São mais de 200 mil ações que serão extintas. Ganha o contribuinte, ganha a prefeitura, ganha o tribunal de Justiça com suas metas. E, acima de tudo, damos mais celeridade à tramitação dos processos aqui no tribunal”, afirmou David Almeida.

A extinção das ações segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu como legítima a dispensa de cobrança judicial de débitos de pequeno valor, nos casos em que o custo da ação ultrapassa o montante da dívida. A medida atende aos princípios constitucionais da eficiência e da economicidade.

O desembargador Délcio Luís Santos ressaltou a importância da cooperação entre os poderes para garantir uma justiça mais ágil e focada. “Temos aproximadamente 800 mil execuções fiscais em andamento. Esse acordo nos permite baixar os processos de menor valor, liberando nossos magistrados para casos mais relevantes”, destacou. Ele também enfatizou que a prefeitura está oferecendo alternativas acessíveis de negociação para os contribuintes interessados em quitar suas dívidas.

O procurador-geral do Município, Rafael Bertazzo, reforçou o caráter técnico da medida e sua contribuição para uma política fiscal mais eficiente. “Estamos colocando em prática uma política pública de inteligência fiscal. Esses processos pequenos, além de sobrecarregarem o Judiciário, têm baixa recuperação e alto custo. Ao concentrarmos esforços em cobranças mais efetivas e abrirmos canais de negociação para os contribuintes, ganhamos em eficiência e justiça tributária”, explicou.

A Prefeitura de Manaus já oferece aos contribuintes condições facilitadas para negociação de dívidas, por meio da Lei de Transação Tributária, que deu origem ao programa “Dívida Zero”.  Com ele, é possível parcelar, obter descontos e regularizar a situação sem precisar entrar na Justiça.  Para aderir ao programa acesse o link semefatende.manaus.am.gov.br/dividazero2025

A iniciativa integra o esforço da Prefeitura de Manaus para modernizar a gestão tributária. Com a Lei de Transação Tributária, já é possível negociar dívidas com descontos, parcelamentos e condições especiais ao longo de todo o ano. A tradicional Semana da Regularização Tributária, que antes ocorria por prazo limitado, também foi ampliada para aumentar a adesão.

Sem custo direto para o município, o acordo representa uma economia significativa de recursos e de tempo. A desjudicialização dessas cobranças permitirá à Procuradoria-Geral do Município redirecionar esforços para execuções com maior potencial de recuperação, aumentando a arrecadação e fortalecendo a justiça fiscal em Manaus.

— — —

Texto – Emanuelle Baires/Semcom

Fotos – Antonio Pereira/Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCdYF2

Receba as últimas notícias de "Informe Manaus" diretamente na sua caixa de entrada.
Powered by follow.it
Termos encontrados Prefeitura de Manaus
Redação Informe Manaus 13/05/2025 13/05/2025
Compartilhar esta notícia
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Amei0
Horrível0
Bem escrita0
Muito legal0
De última0

Você pode gostar também

Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção de drenagem no bairro Petrópolis e garante mais segurança à população

02/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus executa obra de drenagem superficial no bairro da Paz após demanda de moradores

02/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem e garante segurança viária no bairro São Jorge

02/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus substitui rede de drenagem danificada na zona Oeste

02/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus realiza manutenção em 100 metros de drenagem no bairro Aleixo

02/07/2025
Prefeitura de Manaus

Prefeitura de Manaus revitaliza infraestrutura na rua 15 de Novembro, no Centro Histórico

02/07/2025
  • Como podemos ajudar?
  • Termo de Uso
  • Pedido de remoção
  • Política de Privacidade

Recomendamos

  • Informe Manaus
  • Informe Digital
  • Amazonas Virtual
  • O Judiciário
  • Caminhando com Jesus
  • Pregações On-line
Informe ManausInforme Manaus